Notícias das Associadas

Fundação Abrinq - O que fazer com as crianças nas férias?

not 17 01 2024 5

Com as férias escolares em pleno vapor, muitos pais e responsáveis querem encontrar maneiras criativas e divertidas para manter os pequenos entretidos. É importante destacar que estimular as crianças com brincadeiras e entretenimento é fundamental, pois fortalece o desenvolvimento cognitivo e a criatividade, desenvolve a autonomia, aperfeiçoa vínculos familiares, combate o sedentarismo e promove muitos outros benefícios, além de evitar o tédio

Por entender a importância das atividades lúdicas, não apenas durante as férias, mas ao longo de todo o ano, a Fundação Abrinq compilou algumas dicas de brincadeiras para fazer com as crianças dentro e fora de casa.

Cinco brincadeiras para fazer com as crianças nas férias em casa

1 – Caça ao tesouro

Crie mapas ou pistas para levar as crianças a diferentes partes da casa, onde encontrarão pequenos tesouros, brinquedos ou mensagens secretas.

2 – Boliche de meias

Use meias enroladas em formato de bola e coloque garrafas vazias como pinos. As crianças podem criar o próprio jogo de boliche dentro de casa. A diversão é garantida!

3 – Esconde-esconde noturno

Apague as luzes e brinque de esconde-esconde à luz de lanternas. Mas cuidado com os sustos, pois algumas crianças podem se assustar com facilidade.

4 – Tiro ao alvo

Defina um alvo e faça diversas bolas de papel. Convide as crianças para participar e veja quem tem a melhor mira dentro de casa!

5 – Esculturas de massinha

Forneça massinhas de diferentes cores e texturas. As crianças podem criar esculturas, animais e personagens imaginários. É importante deixar a criatividade fluir!

O que fazer com as crianças nas férias fora de casa?

Sair de casa faz bem ao corpo e à mente, pois proporciona diversos benefícios, como a obtenção de vitamina D por exposição ao sol e alívio do estresse. Ainda mais em um período de desenvolvimento constante como a infância. Por isso, se você quiser aproveitar as férias com a criançada fora de casa, confira algumas dicas do que fazer.

1 – Visite parques municipais ou praças de bairro

Explore parques locais, áreas de lazer e playgrounds. As crianças podem se divertir ao ar livre, brincar em balanços, escorregadores e interagir com outras crianças, o que favorece a socialização.

2 – Passeios culturais

Visite museus, exposições de arte ou locais históricos. Alguns lugares oferecem atividades educativas para crianças, tornando a experiência divertida e informativa. Informe-se dos pontos mais adequados para se divertir e aprender com os pequenos na sua região.

3 – Faça um acampamento

Planeje um acampamento em família. Pode ser, até mesmo, no seu quintal, com uma tenda improvisada e alguns colchões infláveis. É uma grande oportunidade para se aproximar das crianças, contar histórias e ampliar a conexão com a natureza.

4 – Passeios de um dia

Dependendo da sua localização, é possível planejar passeios de um dia para destinos próximos, como praias, parques nacionais ou cidades históricas. Caso você não tenha muito tempo, planeje um passeio até um ponto turístico da cidade onde você mora.

5 – Aulas de verão

Inscreva as crianças em aulas de verão, como aulas de arte, música, dança ou esportes. Essas atividades proporcionam aprendizado contínuo e interação social. Algumas prefeituras e escolas costumam realizar atividades gratuitas para a população no período de férias. Consulte para avaliar a disponibilidade na sua região!

Por que o brincar é importante?

O ato de brincar desempenha um papel vital no desenvolvimento das crianças. Além de estimular a imaginação e a criatividade, as brincadeiras contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo, promovendo habilidades como resolução de problemas e pensamento crítico. Além disso, brincar em grupo oferece uma oportunidade valiosa para desenvolver habilidades sociais e emocionais, como compartilhar, cooperar e expressar emoções.

Para que você possa entender a importância da prática do brincar, além de conhecer outras brincadeiras muito divertidas para fazer com as crianças, a Fundação Abrinq preparou um e-book exclusivo. Clique aqui para fazer o download.

Conheça mais sobre a Fundação Abrinq

A Fundação Abrinq atua há 33 anos com a mesma missão: garantir a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. Fazendo o papel de uma ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda, a organização já beneficiou mais de 8 milhões de pessoas na infância e adolescência com seus programas e projetos voltados às áreas de Educação, Saúde e Proteção. Tudo isso com o apoio de doadores e parceiros que acreditam em uma infância e adolescência mais justa e feliz para todos!

A organização também desenvolve o Projeto Brincar, que tem o objetivo de qualificar a prática pedagógica no uso da ferramenta do “brincar”, a fim de promover o desenvolvimento integral das crianças. Para isso, a Fundação Abrinq compreende as necessidades de apoiar os educadores e as escolas no desenvolvimento de práticas pedagógicas qualificadas que possam melhorar a qualidade do atendimento da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

Saiba mais clicando aqui

Fonte: Fundação Abrinq