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FECQJ - Capacitação e Formação do corpo pedagógico prepara o caminho para um novo ano letivo

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Mapa do Continente Africano utilizado como material didático na formação – NGOMA – Africanidade e Brasilidades 2024 - Fotos: Paulo Ricardo / Júlia Tomé (aluna do colégio Camillo de Mattos)

O destaque fica com a formação étnico-racial que ressalta a importância da diversidade e de estratégias que combatem o racismo dentro do ambiente escolar

Com o início do ano letivo, o Colégio Camillo de Mattos está se preparou para receber seus alunos de volta às salas de aula. No entanto, antes das portas se abrirem e os corredores voltarem a ecoar com risos e aprendizado, algo fundamental aconteceu nos bastidores: o corpo pedagógico do Colégio participou de diversas formações pedagógicas.

Estas incluíram temas como a educação étnico-racial, o desenvolvimento do comportamento empreendedor nos alunos e a aplicação prática de habilidades socioemocionais, ao todo o corpo docente participou de um total de 18 horas de formação presencial. Essas formações não apenas atualizam e enriquecem o conhecimento dos educadores, mas também desempenham um papel crucial na garantia de um ambiente de aprendizado dinâmico e de qualidade para os alunos.

A importância da formação continuada

No contexto dinâmico e desafiador da educação atual, a escola desempenha um papel fundamental na preparação de uma nova geração apta a enfrentar as demandas em constante evolução da sociedade.

Nesse sentido, a formação continuada para os professores se faz uma estratégia essencial para alcançar um dos principais objetivos da gestão pedagógica: aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Ao investir no desenvolvimento profissional dos educadores, a escola não apenas fortalece sua equipe, mas também eleva a qualidade do ensino oferecido, preparando os alunos para os desafios do mundo contemporâneo.

Por outro lado, com o avanço das tecnologias educacionais e o acesso cada vez maior dos alunos a diversos conteúdos, os professores enfrentam um novo desafio em termos de capacitação. A rápida evolução do cenário educacional demanda que os educadores estejam constantemente atualizados e preparados para integrar essas tecnologias de forma eficaz em suas práticas pedagógicas.

Assim, a formação continuada de professores é um meio vital para garantir uma educação de qualidade, permitindo que o corpo docente esteja sempre alinhado com as demandas de aprendizagem dos estudantes e preparado para enfrentar os desafios do ambiente educacional contemporâneo.

Leandro Tinocco, Coordenador Pedagógico do Colégio Camillo de Mattos, explica que, a importância da formação continuada para o corpo docente é indispensável, uma vez que a prática da profissão se torna atualizada e mais assertiva a cada nova experiência formativa.

“As formações são maneiras que o professor necessita para se atualizar e se manter sempre no controle da sala de aula, ter a consciência e o domínio do próprio conhecimento.”

Leandro cita que proporcionar ao professor as mais variadas oportunidades de formações pedagógicas são essenciais para “cutucar” os profissionais da educação para se manterem sempre em dia com os melhores métodos e formas de ensinar com ferramentas testadas na prática.

Atualização de Métodos e Práticas Antirracistas

Durante as formações, os professores do Colégio Camillo de Mattos exploraram estratégias para promover a educação étnico-racial dentro e fora da sala de aula. Eles aprenderam sobre a importância da representatividade, do respeito à diversidade cultural e da desconstrução de estereótipos, visando criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os alunos.

Em 2023, a lei que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena completou 20 anos. No entanto, os últimos dados divulgados pela organização não governamental, Todos Pela Educação, uma queda no número de projetos da educação das relações étnico-raciais. De acordo com os dados divulgados pela organização o Brasil tem apenas 50,1% das escolas com grade curricular adequada para tratar das temáticas. A taxa representa o pior resultado do país nos últimos 10 anos.

Quando se fala em educação das relações étnico-raciais, o que o segmento propõe é trazer para o ambiente escolar conteúdos, pensamentos e materiais que valorizem a diversidade presente no país, que incluem:
  • Socialização e visibilidade das culturas indígenas e africanas;
  • Valorização das identidades presentes nas escolas;
  • Preparar os educadores para identificar e tratar questões relacionadas a discriminação e criar materiais que celebrem a diversidade e promovam o debate étnico-racial.
Ao promover debates e reflexões sobre questões étnico-raciais, a educação cumpre seu papel de promover uma compreensão crítica da sociedade. Ao colocar em foco os problemas enfrentados por pessoas negras e indígenas, a escola oportuniza um ambiente propício para a conscientização e a busca por soluções que visem à superação do racismo estrutural e outras formas de violência. Dessa forma, ao debater e abordar essas questões na escola, abre-se espaço para uma transformação de paradigmas e uma construção de um futuro mais igualitário e justo para todos os brasileiros.

Clique aqui e saiba mais sobre as formações Étnico-Raciais no Colégio Camillo de Mattos

Por fim, à medida que nos preparamos para o início de um novo ano escolar, o Colégio Camillo de Mattos está comprometido em proporcionar uma experiência educacional excepcional para seus alunos. O investimento contínuo em formações pedagógicas, como as abordadas neste artigo, demonstra o compromisso da instituição com a excelência acadêmica, a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos.

Volta às aulas com integração

Durante a volta às aulas os professores proporcionaram diversas atividades que buscaram a integração entre os alunos de forma multidisciplinar e divertida. O destaque fica para a batalha de rimas com hip-hop e o jogo de queimada que contou com a participação de alunos e professores.

Fonte: Fundação Educandário Coronel Quito Junqueira