Notícias das Associadas

Fundação Abrinq lança edital em parceria com a Fundação Salvador Arena para apoiar a educação infantil no Norte e Nordeste - Inscrições até 04 de março!

not 22 02 2024 1

A Fundação Abrinq, em parceria com a Fundação Salvador Arena (FSA), anuncia o lançamento do edital 2024 do Programa Creche para Todas as Crianças, uma iniciativa voltada para a melhoria da educação infantil nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O objetivo central do programa é oferecer suporte a organizações sociais que prestam serviços de creche nestas regiões, visando ampliar o acesso à educação infantil de qualidade.

O edital, que busca promover a transformação de espaços físicos em creches, também proporcionará formações especializadas para os profissionais que atuam nessas instituições. O processo, exclusivo para organizações da sociedade civil, contemplará aquelas que oferecem atendimento de creche nas capitais e regiões metropolitanas do Amazonas e Pará, bem como nos estados de Tocantins, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.

A iniciativa conta com o apoio da Fundação Salvador Arena (FSA) pelo terceiro ano consecutivo, que assumirá a responsabilidade pelo custo das reformas nos espaços físicos das creches selecionadas, enquanto a Fundação Abrinq será responsável pelas formações, equipe de trabalho e acompanhamento das reformas.

De acordo com Sérgio Loyola, responsável por Desenvolvimento e Promoção Social na FSA, "A cooperação entre a Fundação Abrinq e a Fundação Salvador Arena, agora no seu terceiro ano, reflete a convergência de nossos valores fundamentais. Confirmamos a continuidade dessa parceria, vital para criar condições efetivas e legitimas para desenvolvimento de crianças, especialmente em áreas que necessitam de assistência técnica, pedagógica e financeira".

O valor máximo destinado para o financiamento no edital 2024 do Programa Creche para Todas as Crianças, totaliza um apoio de mais de R$ 1 milhão na educação infantil. Ao final do processo de seleção, serão escolhidas 20 creches que receberão melhorias em seus espaços, contribuindo assim para a promoção de um ambiente mais adequado e estimulante para o desenvolvimento infantil.

"A iniciativa representa um passo significativo na construção de uma base educacional sólida para as crianças destas regiões, reafirmando o nosso compromisso com a promoção da Educação de qualidade e o acesso universal à primeira infância”, afirma Victor Graça, superintendente da Fundação Abrinq.

As inscrições para o edital já estão abertas. As organizações interessadas devem fazer a leitura atenta do regulamento e apresentar suas propostas de reforma e/ou adequação dos espaços até às 08:59 (horário de Brasília) do dia 04/03. As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Abrinq no endereço https://edital.fadc.org.br/creche.

Sobre a Fundação Abrinq

A Fundação Abrinq é uma organização sem fins lucrativos e apartidária que, desde 1990, atua para promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. A Fundação defende a Educação inclusiva, com garantia de acesso e qualidade em todas as etapas da educação básica; a promoção de vidas saudáveis de crianças e adolescentes; a corresponsabilidade na gestão pública; e o incentivo do investimento social privado em benefício da infância e adolescência. Em mais de três décadas de atuação, a Fundação Abrinq já transformou mais de 8,9 milhões de vidas em todo o Brasil.

Sobre a Fundação Salvador Arena

A Fundação Salvador Arena (FSA) é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena (1915-1998) para manter atividades voltadas à transformação social, atuando nas áreas de educação e assistência, e apoiando nas áreas de saúde e habitação. Disponibiliza ciclos de formação em Gestão Profissional e em Sustentabilidade Financeira, com cerca de 100 horas cada, que consistem em capacitar e qualificar as OSCs brasileiras para alcançar a condição de Excelência no Bem, de forma profissional, autônoma e eficaz.

Fonte: Fundação Abrinq