Notícias das Associadas

FHO oferece serviço de apoio pedagógico e acolhimento psicológico para os alunos

not 11 03 2024 1
Foto: Freepik

Os atendimentos são gratuitos e realizados pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), que trabalha preventivamente com os alunos da Instituição.

Em meio as novidades, expectativas e angústias que podem surgir ao longo do ensino superior, é importante ter um espaço seguro e acolhedor para cuidar da saúde mental dos alunos e orientá-los em relação às suas responsabilidades e atividades acadêmicas. Neste cenário, serviços de apoio psicológico e pedagógico podem desempenhar um papel fundamental no auxílio dos universitários durante sua formação.

Criado em 2011 pela FHO, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) trabalha preventivamente na oferta gratuita de assistência psicológica, educacional e social às queixas dos alunos da Instituição com o objetivo de promover o bem-estar emocional dos estudantes e apoiá-los no processo de adaptação e permanência no ensino superior.

O núcleo é composto por uma psicóloga e uma pedagoga, que auxiliam os alunos a lidar com uma variedade de desafios, desde o estresse e a ansiedade até as eventuais dificuldades de aprendizagem e organização dos estudos que possam ter durante a graduação.

Os serviços incluem atendimento emergencial e acolhimento/triagem psicológica para explorar questões emocionais e apoio pedagógico em relação as angústicas acadêmicas mais comuns dos estudantes. Além disso, o NAP também disponibiliza materiais educacionais e oferece oficinas psicopedagógicas e palestras de orientação para os alunos ao longo da graduação.

Como procurar o NAP?

Encaminhamento: os alunos podem ser encaminhados ao NAP pelo coordenador, professor e/ou mentor do curso ou pelo setor de Aconselhamento em Saúde.
Demanda espontânea: aqueles que não se sentirem à vontade para colocar sua(s) queixa(s) para o coordenador do curso/professores ou quiserem solicitar orientações/atendimentos visando a melhoria de seus hábitos de estudos e bem estar psicossocial podem procurar o NAP espontâneamente, agendando um horário de atendimento.

Fonte: Fundação Hermínio Ometto