Notícias das Associadas

FAVC - Representantes da Faculdade da Santa Casa de SP receberam a visita de representantes da Universidad Alcalá

not 21 03 2024 5
Foto: pikisuperstar/Freepik

O encontro ocorreu em 8 de março e reforçou o convênio entre as instituições

Representantes da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) receberam, em 8 de março, representantes da Universidad Alcalá, localizada na Espanha. A visita reforçou o convênio entre as duas instituições que garante a promoção de cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu em diferentes áreas da saúde oral.

Na oportunidade, o Diretor de Internacionalização de Alcalá, Prof. Dr. Ignacio Bravo Muñoz, e o Vice-Diretor de Relações Internacionais, Prof. Dr. Julio Cañero Serrano, foram recepcionados pelo Diretor da FCMSCSP, o Prof. Dr. Carlos Alberto Herrerias de Campos; o Vice-Diretor, o Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral; a Diretora do curso de Enfermagem, a Profª Dra. Livia Keismanas de Ávila; e a Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais (NRI), a Profª Dra. Roberta Sessa Stilhano Yamaguchi.

Representantes do Instituto Zahnartz, entidade responsável por coordenar a parceria entre as universidades, também estiveram presentes na visita. O Diretor da especialização ‘Ortodontia e Ortopedia Maxilar’, o Dr. José Raúl Girondi, e o Sr. Zanon puderam estreitar os laços entre o Brasil e a Espanha e Peru, principais países que a Faculdade desenvolve parceria para a formação profissional na área da saúde.

Na visita, a comitiva de Alcalá pode reunir-se com os representantes da Faculdade para detalhar e renovar o convênio feito em 2022, bem como para conhecer as instalações da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP).

A parceria também reforça a preocupação das Instituições com o ensino médico e a saúde pública de ambos os países. De acordo com o Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, a Santa Casa e a Faculdade são Instituições filantrópicas que estão preocupadas com a qualidade e com o compromisso com a educação. “A gratidão que tenho pela Santa Casa é muito grande”, reforça.

A colaboração acadêmica entre instituições resulta em profissionais cada vez mais capacitados e no avanço da internacionalização no ensino em saúde

Atualmente, o convênio entre instituições já resultou em cursos como: Cirurgia Bucomaxilofacial; Odontologia e Estética; Endodontia; Implantologia Oral; Odontopediatria; Ortodontia e Ortopedia Maxilar; Periodontia e Reabilitação Oral. Além deles, há também sete Programas de Mestrado na área de Ortodontia.

O convênio promove novos cursos de alta qualificação, mas também facilita a cooperação internacional, em especial para os intercâmbios entre as universidades, além de facilitar o processo de titulação e revalidação de diplomas. “A globalização é importante e, com essa proximidade, a gente terá mais facilidade de desenvolver nosso ensino e a sociedade brasileira”, enfatiza o Prof. Dr. Campos.

Os frutos da parceria entre a Zahnartz e o curso de Enfermagem da Faculdade também são percebidos. Em 2023, ocorreu a primeira formatura de enfermeiros peruanos. As especializações em práticas profissionais contaram com aulas teóricas no formato EAD e aulas práticas no Hospital Central da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Estes cursos também foram promovidos em parceria com os Conselhos Regionais de Enfermagem das cidades de Cajamarca, Chiclayo, Cusco e Iquitos. A criação dos cursos permitiu um investimento contínuo na qualificação da Enfermagem Latino-Americana, focando no cuidado e na qualidade de vida.

Apesar das temáticas dos cursos de práticas profissionais variarem de acordo com as necessidades e áreas de atuação de cada localidade do Peru, também há 22 especializações que foram definidas desde o início da parceria, sendo elas: Enfermagem Ginecológica; Enfermagem no Trabalho; Enfermagem no Crescimento, Desenvolvimento infantil e Estimulação na Primeira Infância; Enfermagem em Emergências e Desastres; Enfermagem em Epidemiologia; Enfermagem em Gastroenterologia; Saúde Mental e Psiquiatria; Saúde da criança e do adolescente; entre outros.

Universidad de Alcalá é conhecida como uma das universidades mais tradicionais do mundo

A Universidad de Alcalá começou suas atividades no século 13, no ano de 1293, e se constituiu como universidade no ano de 1499. Trata-se da terceira universidade mais antiga da Espanha e a sétima mais antiga da Europa.

A Universidad está localizada na histórica cidade de Alcalá de Henares, situada a 30 quilômetros de Madrid, contando atualmente com 28 mil alunos e 2 mil professores. Em seus três campi universitários — Histórico, Científico, Tecnológico e de Guadalajara — oferece 40 cursos de graduação, 78 cursos de pós-graduação e diversos cursos de formação continuada nos mais diferentes campos do saber.

Fonte: Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho