Notícias das Associadas

FEALQ - Evento de inauguração celebra abertura da filial Fealq em Pirassununga

not 04 04 2024 2

A abertura da filial da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), em Pirassununga, reforça o movimento da Fealq em ações que venham ao encontro da proximidade e melhoria constante no atendimento dos seus parceiros, neste caso a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP), com campus na cidade.

Em atividade desde 04 de dezembro de 2023, a nova unidade em Pirassununga teve seu evento de inauguração no último dia 18 de março para convidados, reunindo, também, as lideranças e parte da equipe da matriz, localizada em Piracicaba.

O diretor-presidente da Fealq, Professor Nelson Sidnei Massola Júnior, conduziu a solenidade, que contou com a participação de professores e do diretor da FZEA/USP, professor Carlos Eduardo Ambrósio; da diretora da Esalq/USP,Thais Maria Ferreira de Souza Vieira; do diretor da Fealq, Fernando Dini Andreotti; do agente de inovação da Auspin, Alexandre Venturini e do procurador jurídico da USP, Rafael Saravalli, que ministrou a palestra “Tornando a burocracia universitária, mais universitária e menos burocrática: o papel das fundações de apoio na tríplice hélice brasileira”.

Importante destacar que a parceria da Fealq com a FZEA/USP teve início em 2019 e já resultou em mais de 150 projetos celebrados com sucesso. “A história da Fealq em Pirassununga começou em 2019, quando a nossa equipe atendia, sem estrutura física, docentes da FZEA que tinham interesse em fazer projetos de pesquisa ou eventos e cursos em parceria com a nossa Fundação”, conta Massola.

Segundo o diretor-presidente da Fealq, a ideia de ter uma sede física como filial teve como intuito estreitar os laços de interação e facilitar o acesso dos professores. “Nós estamos em endereço próprio, bem próximo da universidade, então a ideia é realmente facilitar ao máximo a nossa interação e dar mais eficiência ao processo”, pontuou.

Para a diretora da Esalq/USP, professora Thais Vieira, a abertura da filial Pirassununga é um marco na história da Fundação. “É muito gratificante ver uma fundação histórica, que leva Luiz de Queiroz no seu nome, vindo para um campus tão importante, parceiro da Esalq também, a FZEA/USP. Nesses 47 anos de Fealq, é um marco. Isso nos enche de orgulho, pois pode facilitar projetos conjuntos entre as duas unidades, Esalq e FZEA. E gostaria, também, de deixar um depoimento, que é muito gratificante, especialmente por termos visto um salto enorme no profissionalismo da Fealq nos últimos anos. E com isso parabenizo essa gestão.”

O diretor da FZEA/USP, professor Carlos Eduardo Ambrósio, destacou a saúde financeira da Fealq e suas obrigações institucionais com a USP como diferenciais na escolha da Fundação parceira. “A Fealq atendeu todos os requisitos e foi crescendo. Tanto que hoje a gente tem uma estrutura super funcional, que chegou a expandir com essa sede em Pirassununga.”

Ambrósio ressaltou também a importância da universidade contar com o apoio de uma fundação forte nos projetos de extensão. “A Fealq facilita o processo dos cursos de extensão e de especialização, o que tende só a crescer e expandir o nome da Universidade de São Paulo.”

Convidado para falar sobre o papel das fundações de apoio na tríplice hélice brasileira, o procurador jurídico da USP, Rafael Saravalli, afirmou que “se não fossem as fundações, seria difícil haver ciência, tecnologia e inovação em parceria com instituições privadas dentro das universidades.”

Segundo Saravalli, as fundações conseguem fazer a intermediação mantendo os valores de cada eixo da tríplice hélice. “A ideia central da tríplice hélice é a integração entre a academia, universidades, governo e indústria. O mais importante é que cada uma, na governança desse sistema de inovação, promova seus ideais”, completa.

A filial Pirassununga está localizada na avenida Duque de Caxias Norte, 707, Parque Clayton Malaman, bem próximo ao campus da FZEA/USP. O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, com Gabriel Felipe Rodrigues e Jaqueline Sant’Ana, que, além de pessoalmente, também podem ser contatados pelo telefone (19) 3562-7955 ou no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Assista a palestra


Fonte: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq)