Notícias das Associadas

FAVC - Faculdade da Santa Casa de SP recebe, novamente, nota máxima no MEC

not 10 04 2024 1
Foto: Irlaine Firmo

A Faculdade recebeu conceito 5 no indicador de qualidade divulgado pelo INEP, valor alcançado apenas por 2,7% das 2022 instituições brasileiras avaliadas

Mais uma vez, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC). A nota é resultado da classificação na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e que anunciou o resultado no dia 2 de abril de 2024.

Para o Diretor da FCMSCSP, o professor Dr. Carlos Alberto Herrerias de Campos, o conceito máximo no MEC é resultado do comprometimento de toda comunidade acadêmica. “A e a qualidade da educação é a nossa prioridade. Nosso êxito é repartido com a Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo e com a nossa Mantenedora, a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho”, afirma o diretor.

O IGC é um indicador de qualidade da educação superior, categorizando as Instituições de Ensino Superior (IES) com conceitos de 1 a 5. As faculdades classificadas nas faixas 1 e 2 são consideradas inadequadas pela avaliação do MEC. Na sequência, a faixa 3 significa desempenho satisfatório, a 4 muito bom e a 5 excelente. A maioria das 2022 instituições avaliadas (66% das privadas) receberam conceito 3. Apenas 54 receberam o conceito 5, e destas, 18 são do Estado de São Paulo.

O indicador do MEC corresponde à média das notas dos cursos de graduação, dos conceitos CAPES dos cursos de programas referentes às pós-graduações stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.

A avaliação também considera o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e aspectos como: desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

“É uma grande responsabilidade preservarmos o legado de excelência da Faculdade Santa Casa. Em nossos 61 anos, já formamos mais de 7000 profissionais da saúde, sendo que desses mais de 5000 foram médicos. Temos muito orgulho dos nossos egressos.” ressalta o diretor.

Fonte: Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho