Notícias das Associadas

Políticas públicas: o que facilita e o que dificulta a promoção do desenvolvimento infantil?

not 23 05 2024 2

As evidências são a base de políticas públicas eficientes e eficazes. Com isso em mente, o projeto "PIPAS – Primeira Infância Para Adultos Saudáveis", realizado pelo Instituto Saúde (SES-SP), em parceria com o Ministério da Saúde e apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, lançou em 2023 dados inéditos sobre o desenvolvimento infantil em 13 capitais brasileiras, com informações cruciais sobre saúde, nutrição, aprendizagem, cuidados responsivos e segurança de meninos e meninas de 0 a 5 anos.

A partir desse conjunto de indicadores, as 13 capitais passaram a planejar e implementar diversas ações de promoção do desenvolvimento infantil, focando em solucionar os desafios identificados em cada território. Entre as iniciativas, por exemplo, destacam-se a criação de programas para incentivar o aleitamento materno e reduzir práticas disciplinares punitivas.

Para compreender os desafios e aprendizados destes municípios, a equipe do PIPAS acompanhou o processo de implementação e realizou diversas entrevistas, documentadas em uma nova publicação que destaca as principais barreiras e facilitadores identificados ao longo do caminho. Um rico material para apoiar os gestores de todo o país na implementação de políticas públicas que priorizem o pleno desenvolvimento das crianças em sua região.

LEIA O ESTUDO COMPLETO