Notícias da APF

APF ASSUME A PRESIDÊNCIA DO CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CONSEAS/SP

APF ASSUME A PRESIDÊNCIA DO CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CONSEAS/SPSecretário de Desenvolvimento Social deu posse à nova mesa diretora, tendo Nicole Hoedmaker como presidentedo Conselho Estadual de Assistência Social, representante da Sociedade Civil 

O secretário estudal de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, deu posse à nova diretoria do Conselho Estadual de Assistência Social de São Paulo (Conseas/SP), nesta terça-feira, em sua sede. Nicole Hoedemaker, representante da Sociedade Civil na Área Patronal, suscedeu Salete Dobrev na presidência. “Rogerio Hamam vem prestigiar esse conselho, formado de forma paritária, tanto por representantes do Poder Público como de Sociedade Civil, que se unem para garantir o controle social e auxiliar nas políticas públicas. Para isso, nada como contar com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado. Tenho orgulho por ter sido eleita para este mandato, além de honrada e amparada por essa mesa diretora”, afirmou Nicole.

O secretário estadual parabenizou a nova diretoria do Conseas/SP e reforçou o apoio. “É uma alegria dar posse à nova mesa diretora do Conselho, uma transição saudável, focada no avanço da política pública de Assistência Social. Estou seguro na capacidade de quem está assumindo essa grande tarefa. Boa sorte a todos e contem com meu apoio”, afirmou Hamam. O mandato 2014-2015 será representado pela Sociedade Civil até 31/07/2015. O processo de escolha foi realizado na reunião de julho pelos atuais conselheiros. Na cerimônia de posse, além dos titulares e suplentes presentes, também prestigiaram representantes de entidades, como Dora Silvia Cunha Bueno, presidente da Associação Paulista de Fundações (APF). “Desejo uma boa gestão à mesa diretora e contem com nosso apoio”.

Marcelo Monello, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC/SP), aproveitou a oportunidade para falar em melhorias que precisam ser feitas na legislação para dar mais dinamismo à política pública de Assistência Social. “É preciso inovar”, resumiu. O CRC é parceiro da Secretaria de Desenvolvimento Social no Programa São Paulo Amigo do Idoso, com ênfase no Fundo Estadual do Idoso.

A nova diretoria do Conseas/SP é formada por: 

Presidente: Nicole Marianne de Paula Ferraz Hoedemaker- Sociedade Civil (representante da Área Patronal); Vice-presidente: Regina Lúcia dos Santos Gonçalves- Poder Público (representante da Secretaria da Educação); Primeira secretária: IsabelCristina Carretero Verginio Martin- Poder Público (representante da Secretaria de Desenvolvimento Social); Segunda secretária: Maria Silvia Coviello Boscaino– Sociedade Civil (representante de Entidade de Assistência Social).

Balanço

Além da posse da nova mesa diretora, a reunião do Conseas/SP contou com a apresentação da equipe do programa São Paulo Solidário. Leila Aquilino e José Resende Filho fizeram um balanço das ações até então. De acordo com o cronograma apresentado, 538 municípios paulistas já realizaram a Busca Ativa, restando apenas 107 cidades das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista, além da capital. Nos primeiros 97 municípios, mais de 200 mil casa foram visitadas e responderam ao questionário desenvolvido com a metodologia do Índice de Pobreza Multidimensional (elaborado pelo Pnud/ONU). Destas, 18 mil famílias foram identificadas em situação de extrema pobreza.

Como ferramenta de mobilidade social, foi criado o Compromisso Paulista. Trata-se de um conjunto de ações que atuam além da dimensão da renda para superação da pobreza multidimensional. Para isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social investe R$ 25 milhões que serão usados de acordo com os Planos de Trabalho aprovados pelos respectivos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS). Cerca de 95% dos municípios beneficiados da primeira fase já receberam o recurso.

“Nesta fase, o Programa São Paulo Solidário oferece uma série de serviços e produtos voltados à população em extrema pobreza, já identificadas. O foco é na emancipação, alcançada a partir de ações conjuntas de todas as Secretarias do Governo Estadual para promover a real mobilidade social das famílias”, afirmou Leila.

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social