Outras Notícias

Fundos Filantrópicos – A APF apoia a coalizão

not 28 06 2018 1

A Coalizão pelos Fundos Filantrópicos, um grupo multisetorial composto por organizações, empresas e pessoas que apoiam a regulamentação desses fundos no país, foi lançada nesta terça-feira, dia 26, durante o Fórum Internacional de Endowments Culturais, em Brasília.

Lideradas pelo IDIS, Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, mais de 30 organizações brasileiras, de diversas áreas, já integram essa aliança, que é aberta para qualquer pessoa ou entidade que apoie a causa dos Fundos Patrimoniais Filantrópicos.

A ideia é que o tema possa ser cada vez mais discutido na sociedade. A Coalizão pelos Fundos Filantrópicos pretende disseminar conhecimento sobre o tema por meio de eventos, encontros e distribuição de material de comunicação.

Todas as organizações estão mobilizadas em apoiar e promover a articulação necessária para que o Brasil tenha uma legislação que regulamente a existência, governança e operação dos Fundos Patrimoniais Filantrópicos.

A primeira iniciativa da Coalizão foi a impressão de material de comunicação a ser distribuído para todos os parlamentares, explicando a relevância desses fundos e também apresentando a principal característica de uma boa legislação.

O que são Fundos Patrimoniais Filantrópicos

Fundos Filantrópicos, também conhecidos como Fundos Patrimoniais ou Endowments, são fundos criados para receber doações destinadas a sustentar causas ou organizações específicas.

De um modo geral, os recursos recebidos permanecem no fundo, em aplicações financeiras, e apenas os rendimentos são periodicamente resgatados para custear todo ou parte do funcionamento ou incremento de organizações sociais, educacionais, de saúde, ambientais, culturais, e outras causas de interesse público.

Confira mais informações sobre Fundos Patrimoniais Filantrópicos e todas as entidades que integram a Coalizão em www.idis.org.br/coalizao

Sobre o IDIS

O IDIS, Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, fundado em 1999, é organização pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil e na América Latina, e tem como missão promover e estruturar o sistema de investimento social privado no Brasil, como instrumento de desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sustentável.