Notícias da APF

APF visita Fundhas - Fundação é referência para as fundações do Estado de São Paulo e do Brasil

not 13 02 2023 1
Dora Silvia considera que Fundhas é modelo para as outras fundações paulistas. Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), em São José dos Campos, já se tornou referência para as fundações do Estado de São Paulo e do Brasil por seus programas e ações, que garantem educação de qualidade e proteção e emancipação sociais para crianças, adolescentes e jovens com inovação, práticas modernas de aprendizado e interatividade.

Nesta quinta-feira (9), a presidente da APF (Associação Paulista de Fundações), Dora Silvia Cunha Bueno, e a assessora jurídica da entidade, Nicole Hoedemaker, visitaram a sede da instituição, no Parque Industrial, na região sul da cidade.

Durante duas horas, elas conheceram as unidades Parque Industrial e CDA (Centro de Desenvolvimento Artístico), além do Centro de Inovação Sul que, juntas, têm atualmente 947 alunos de 6 a 18 anos.

Dora, que também é vice-presidente da Cebraf (Confederação Brasileira de Federações), interagiu com as crianças, adolescentes e jovens, experimentou óculos de realidade virtual das Salas Cultura Maker e visitou as oficinas de Mecânica e Autoelétrica e de Beleza e Estética.

not 13 02 2023 2
Óculos de realidade virtual, destaque da sala Cultura Maker. Foto: PMSJC

Modelo

Ela disse ter ficado encantada com tudo que presenciou e considera que o trabalho desenvolvido pela Fundhas é um modelo que deve ser replicado nas demais cidades paulistas.

“Gostei de tudo. Foi muito interessante a visita. Vamos levar o trabalho da Fundhas para o Estado de São Paulo todo como exemplo e como modelo porque é fantástico”, disse Dora.

“Ficamos felizes e surpresos com a visita. É sempre importante porque é um reconhecimento ao trabalho da Fundhas. Tenho orgulho de estudar aqui”, afirmou Júlia Fernanda Lima da Silva, que tem 16 anos e é aluna do Centro de Inovação Sul.

Saiba mais sobre a Fundhas.

Saiba mais sobre a APF.

Entrevista

Dora Sílvia Bueno da Cunha
Presidente da Associação Paulista de Fundações

O que motivou a senhora a vir conhecer a Fundhas e seus projetos?

Nós ficamos muito interessados em estar aqui na Fundação Hélio Augusto de Souza através dos comentários de um diretor nosso na Associação Paulista de Fundações e que é superintendente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. E ficamos entusiasmados com o que ele contou. Mas mais entusiasmados nós estamos agora que vimos, na realidade, o trabalho que a Fundhas desenvolve. Parabéns à Fundhas e parabéns ao município de São José dos Campos. Fazemos questão de que a Fundhas trabalhe em parceria com a Associação Paulista de Fundações.

O que a senhora mais gostou durante a visita?

A visita foi fantástica. Gostei de tudo. Foi muito interessante. Desde os meninos e meninas me mostrando os bichinhos que desenharam e pintaram, a menina que está fazendo um curso de mecânica e aprendendo o que é uma ferramenta para trabalhar com carros e o curso de cabeleireiro, que vai ser ótimo.

Como a Fundhas pode contribuir com o trabalho da Associação Paulista de Fundações?

Vamos levar o trabalho da Fundhas para o Estado de São Paulo todo como exemplo e como modelo porque é fantástico.

Considera que os programas e ações da Fundhas podem ser replicados para outras cidades paulistas?

Podem. Se forem replicados, será um ganho para o Estado de São Paulo.

Fonte: PSJC