Notícias da APF

APF DIVULGA: Prêmio Melhores ONGs abre inscrições para edição 2023

not 23 03 2023 4
 
Organizações do terceiro setor podem se inscrever pela plataforma Prosas até o dia 12 de maio

Maior premiação do terceiro setor brasileiro, o Prêmio Melhores ONGs, promovido pelos institutos O Mundo Que Queremos e Doar, está com inscrições abertas para a sua sétima edição. Até o dia 12 de maio, ONGs brasileiras podem se inscrever para a primeira fase da edição 2023. Este ano, o processo será feito em parceria com o Prosas, uma plataforma de seleção e monitoramento de projetos sociais.

As informações são coletadas em duas fases. A primeira foca em questões objetivas e dados verificáveis. A segunda dá prioridade a questões mais complexas, respostas por extenso e documentos que demonstrem a sistematização de boas práticas de gestão e transparência. As informações enviadas são analisadas por uma banca de professores, pesquisadores, jornalistas e lideranças sociais que, após rigorosa avaliação, anunciam as 100 que mais se destacaram.

Um bom motivo para participar é que a premiação contribui para o constante aprimoramento das organizações que se inscrevem, mesmo as que não entram na lista das 100. Isso porque todas recebem uma devolutiva detalhada na qual é possível analisar a performance em relação às organizações tidas como referência, destacando os pontos que cada uma pode aprimorar.

Além da lista das 100, o Prêmio reconhece também os destaques por causa, por estado, as 10 mais entre as de pequeno porte e a melhor ONG do Brasil. Em 2022, a Associação Refúgio 343, organização humanitária dedicada à reinserção socioeconômica de refugiados e migrantes, foi reconhecida como a melhor ONG do Brasil. O Centro Cidadania, que promove o desenvolvimento socioambiental dos povos do semiárido do Nordeste com ações de educação e implantação de tecnologias sociais, levou o prêmio de Melhor ONG de Pequeno Porte.

Fonte: Prêmio Melhores ONGs