Notícias das Associadas

Sabará inaugura Centro de Cuidados Avançados em Doenças Cardíacas e Neurológicas

not 26 03 2018 5

O Sabará inaugurou este mês uma Unidade de Terapia Intensiva específica para casos complexos de cardiologia e neurologia: o Centro de Cuidados Avançados em Doenças Cardíacas e Neurológicas.

Localizado no oitavo andar do prédio do Hospital, o Centro possui oito leitos para receber crianças com cardiopatias ou doenças neurológicas e equipamentos modernos. Um dos diferenciais do novo espaço é a equipe altamente especializada exclusivamente dedicada aos cuidados necessários às crianças com quadros clínicos graves, do recém-nascido ao adolescente.

ECMO

O novo espaço vem ao encontro do trabalho realizado pelo ECMO Team do Sabará, grupo especializado no suporte de vida extracorpóreo ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), uma sofisticada tecnologia que substitui temporariamente a função do coração e dos pulmões, ampliando decisivamente a possibilidade de sobrevivência de crianças em estado crítico.

Médicas do Sabará são credenciadas pela ELSO (Extracorporeal Life Support Organization) para atuarem como replicadores das técnicas para uso da ECMO no Brasil. Elas já treinaram equipes de várias regiões do País.

Maior complexidade

O Sabará Hospital Infantil foi pioneiro na implantação da primeira Unidade de Terapia Intensiva pediátrica da cidade na década de 1970. Hoje, é reconhecido por ter uma das maiores experiências nacionais em doenças pediátricas.

Em 2017, o Hospital triplicou o número de cirurgias cardíacas realizadas em pacientes com idade média de 2 anos. No início de 2018, atingiu a marca de 100 cirurgias cardíacas  desde que o novo programa de Cirurgia Cardíaca pediátrica foi implementado. A inauguração de um dos centros mais avançados do país abrange a realização de procedimentos cardíacos e neurológicos logo após o nascimento da criança, sem o risco do transporte desses recém-nascidos em situações extremamente críticas e provenientes de maternidades.

Fonte: Sabará Hospital Infantil