Notícias das Associadas

Ação da Fundação Abrinq e Risadaria leva mais de 350 crianças ao teatro

not 02 08 2018 1

A brincadeira (31/07) começou cedo, por volta das 8 horas quando mais de 350 crianças de quatro organizações sociais estavam a caminho do Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, para assistirem à peça O Botão Mágico, do Festival Risadaria, parceiro da Fundação.

Ao entrar no auditório era possível contemplar os diversos sorrisos misturados com a ansiedade que estava espalhada pelo local. Curiosas sobre o que estaria por vir, as crianças conversavam e brincavam até a música começar a tocar. Era o início da apresentação.

No decorrer do espetáculo — que narrava a história de um palhaço que achou um botão mágico após ser demitido do circo — as crianças entraram na ficção e participaram por completo da brincadeira. O tempo se perdeu no meio de tanta alegria.

“O humor quebra o gelo e aproxima as pessoas. Faz com que as crianças e os adolescentes vejam o teatro como algo próximo e divertido. Para eles, experimentar novas manifestações artísticas estimula o raciocínio e desperta a criatividade”, conta Paulo Bonfá, Idealizador do Festival Risadaria.

E de fato, diversão não faltou. Os pequenos em meio a empolgação queriam subir ao palco para ajudar o palhaço que não sabia onde tinha grudado a fita adesiva — objeto utilizado para demonstrar a criatividade das crianças — , ou simplesmente, se tornarem coadjuvantes da apresentação.

“Todos eles ficaram encantados. A gente olhava para eles e víamos o brilho nos olhos. Nós trabalhamos com muitas crianças que não têm acesso a esse tipo de evento, então facilitar esse acesso é muito importante para eles”, comenta a orientadora socioeducativa da Associação Beneficente Vivenda da Criança, Nilza Alves.

Por fim, a peça mostrou para as crianças e adolescentes que para conquistarem uma amizade verdadeira não é necessário ter um objeto valioso ou um botão mágico para impressioná-la, basta agir com o coração e se permitirem ser eternamente crianças.

“Eu acredito firmemente que a arte e a cultura são fatores fundamentais para a educação. Não apenas a educação formal ou a acadêmica, mas a formação do indivíduo, da individualidade e da autonomia de cada um”, completa Bonfá.

E segundo a orientadora Nilza, a lição também será levada para as salas de aula: “Nós podemos desenvolver outras ações voltadas ao que aprendemos aqui. Como por exemplo a comunicação, a importância de eles estarem atentos a tudo que é apresentado e a oportunidade que têm de conhecer outros mundos”, relata.

Após a apresentação, as crianças receberam um kit da Colgate, contendo escova e pasta dental, sabonete e um livrinho sobre a importância da escovação.

Confira as organizações que participaram da ação:

· Associação Beneficente Vivenda da Criança;

· Instituto Dom Bosco;

· São Paulo Woman’s Clube — Centro Comunitário Castelinho;

· Sociedade Santos Mártires.

Fonte: Fundação Abrinq