Notícias das Associadas

Presidente do Parque Tecnológico de Barcelona, Josep Piqué aprova ambientes de inovação do Centro Universitário

not 28 08 2019 3

O ambiente de inovação e empreendedorismo gerido pelo UNIVEM, por meio do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) tem despertado o interesse de universidades e ecossistemas internacionais. Na última semana, o Centro Universitário e o Parque Tecnológico de Barcelona firmaram importante acordo de cooperação visando o compartilhamento de conhecimento e de processos de inovação.

Em visita ao CITec-Marília, o presidente do Parque Tecnológico de Barcelona, Josep Piqué, destacou a importância do Centro de Inovação Tecnológica de Marília para o processo de inovação e desenvolvimento sonhado por todos, que é o de transformar cidades em polos de empreendedorismo e tecnologia.

O espanhol Josep Miquel Piqué foi o mentor de iniciativas relevantes, com o 22@, em Barcelona, que revitalizou cerca de 200 hectares de uma área industrial considerada obsoleta para transformá-la em um conceito de qualidade de vida, com atividades de conhecimento e inovação. A ação é considerada uma das mais ousadas da Europa e espelho para outras cidades ao redor do mundo, com investimento superior a € 200 milhões (R$ 836 milhões) em infraestrutura.

“O UNIVEM cumpre seu papel ao tratar de empreendedorismo e inovação, oferecendo um ecossistema que apoia as empresas de base tecnológica. Isso é muito importante. A parceria da universidade com o poder público, para a construção do Parque Tecnológico, mostra o quanto Marília está tendo uma visão muito clara sobre a necessidade de fortalecer as empresas ligadas à área de tecnologia. É preciso articular com universidades, governo e sociedade civil métodos que assegurem esse desenvolvimento”, ressaltou Josep Piqué.

Segundo o Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Prof. Dr. Elvis Fusco, o Centro Universitário vive um clima de inovação, um momento disruptivo, que tem colocado Marília entre as melhores e principais cidade na área de inovação e Tecnologia do Brasil. “Esse acordo de cooperação será muito importante para a troca de informações, de pesquisadores de inovação e na área da educação, uma vez que o Parque Tecnológico de Barcelona fica dentro da universidade, como acontece como o Centro de Inovação Tecnológica de Marília gerido pelo UNIVEM”, destacou.

“A exemplo da parceria firmada, este ano, com a Universidade Aberta de Portugal, agora firmamos acordo de cooperação com o Parque Tecnológico de Barcelona. Um processo de internacionalização de conhecimento muito importante, não apenas para nossos alunos, mas também para os empresários de Marília e região”, concluiu o Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares.

Fonte: UNIVEM