Notícias das Associadas

Biobanco, a ciência que faz a diferença

not 18 11 2019 2

Assista ao vídeo e entenda melhor como ele contribui para o combate ao câncer

Um Biobanco é mantido no A.C.Camargo Cancer Center desde 1997, afinal, a pesquisa em oncologia depende da identificação das características e dos perfis dos tumores, informações essas obtidas por meio da análise de materiais biológicos.

Considerado uma referência nacional, esse Biobanco armazena amostras de tecidos e centraliza a purificação de macromoléculas de todas as amostras humanas coletadas – com o consentimento informado dos pacientes.

Assim, pesquisadores do A.C.Camargo e de associações parceiras, que tiveram seus projetos aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa Institucional, podem solicitar ao Biobanco amostras e serviços.

Isso inclui a coleta de tecido congelado (tumoral, normal e metástase) e de sangue no momento na cirurgia (vale repetir, sempre com o consentimento informado do paciente); o processamento de biofluidos (plasma, soro, urina, saliva, escarro, citologia etc.) coletados para projetos prospectivos; a extração de DNA/RNA; e a entrega das amostras com relatório de qualidade.

Com esses materiais, é possível realizar estudos avançados sobre as características moleculares e genéticas dos pacientes e de seus tumores, além de propor novas abordagens em busca do que há de melhor em diagnóstico, tratamento e acompanhamento para cada ser humano.

Veja este vídeo e entenda melhor como funciona o Biobanco do A.C.Camargo Cancer Center:




Fonte: A.C.Camargo