Notícias das Associadas

Indústria 4.0 e Transformação Digital - UNIVEM fornece inovação para maior fabricante mundial de eletrônicos

not 15 01 2020 1

Projetos de inovação demandados pela Foxconn são desenvolvidos por professores, pesquisadores e alunos dos cursos das áreas de Computação, Tecnologia da Informação e Engenharia do UNIVEM

A Foxconn, empresa com sede em Taiwan e maior fabricante de componentes eletrônicos e de computadores no mundo, firmou parceria com o Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, para execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nas áreas da Indústria 4.0 e da Transformação Digital.

A empresa multinacional conta com mais de 1,5 milhões de funcionários em vários países e tem sua produção baseada em contratos com outras grandes empresas de tecnologia, atuando com as maiores marcas de eletrônicos do mundo.

Nesta parceria, os projetos de inovação demandados pela Foxconn são desenvolvidos por professores, pesquisadores e alunos dos cursos das áreas de Computação, Tecnologia da Informação e Engenharia, além de startups sediadas no Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília, ambiente de empreendedorismo e inovação mantido pelo UNIVEM.

Segundo o Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Prof. Dr. Elvis Fusco, o UNIVEM é credenciado ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), como a única instituição de ciência e tecnologia da região, habilitada para execução de projetos de PD&I com a indústria de transformação utilizando recursos da Lei Federal de Informática. “Essa habilitação com o MCTIC e a expertise e protagonismo que mantemos no interior de São Paulo na área da inovação tecnológica fazem com que grandes indústrias multinacionais como a Foxconn escolham o UNIVEM e nosso centro de inovação para liderar projetos nas áreas da Indústria 4.0 e da Transformação Digital.”, explica o pró-reitor.

“Parcerias tecnológicas como essa permitem que nossos alunos tenham acesso ao que há de mais atual em projetos de inovação no mundo e ampliam de forma exponencial sua formação, agregando um portfólio de experiências profissionais ainda durante a graduação que nenhuma outra instituição de ensino do Estado de São Paulo oferece.”, conclui Elvis Fusco.

O UNIVEM tem se destacado nos últimos anos como a maior instituição de ensino do Estado de São Paulo a utilizar a inovação tecnológica e o empreendedorismo como pilares de formação, além da Foxconn, grandes empresas como a Nestlé, Boa Vista Serviços, RCG, Locaweb, entre outras, escolheram o centro de inovação do UNIVEM para execução de projetos de inovação.

O Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília, o Centro Incubador de Empresas de Marília – CIEM e o InnovaSpace Coworking são ambientes formais de empreendedorismo e inovação mantidos pelo UNIVEM, credenciados ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação do Governo de São Paulo, posicionam o UNIVEM como única instituição do estado a oferecer um modelo de formação superior baseado no empreendedorismo, na inovação tecnológica e na Transformação Digital, que coloca à disposição do alunos de todos os seus cursos, oportunidades de emprego dentro do próprio campus, de empreender negócios digitais e startups e participar de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com grandes empresas do país e do mundo. Além de oportunidades para os alunos, esses projetos dão oportunidade para as startups criadas por alunos instaladas no CITec-Marília e no InnovaSpace Coworking do UNIVEM.

Sobre a Foxconn

O grupo tecnológico Foxconn é o principal fornecedor de design, desenvolvimento, manufatura, montagem e serviços de pós-venda para líderes globais de computadores, comunicação e entretenimento. A Empresa não é apenas a maior, com unidades de negócio em toda a Europa, Américas e Ásia, mas também a multinacional que cresce mais rápido em prestação de serviços no mundo, incluindo CEM, EMS, ODM e CMMS. Como maior fabricante 3C (Computadores, Comunicações e Consumos Eletrônicos) do mundo e maior exportador da China, a companhia foi responsável por 5,9% das exportações na China no ano de 2011 e foi classificado como maior exportador do país durante 10 anos consecutivos.

Fonte: UNIVEM