Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO ABRINQ PELOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Programa da Fundação Abrinq ajuda Clara a voltar a sorrir

not 24 05 2021 3

Cuidar dos dentes é muito importante para a saúde e a qualidade de vida. A prevenção é a melhor maneira de garantir a saúde bucal das crianças e dos adolescentes e a atenção, nesta faixa etária, precisa ser redobrada.

A Clara*, tem 12 anos e é assistida pelo Instituto Solid Rock Brasil, instituição que atua no acolhimento de crianças e adolescentes no município de São Paulo. Há dois anos, a equipe de atendimento da organização estranhou alguns sintomas manifestados pela menina. “Ela apresentava alergia ao espirrar com frequência e esfregava muito o nariz. Por ser uma criança portadora de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), ela não sabia dizer o que a incomodava”, conta Liliane Lopes dos Santos Silva, assistente social do Instituto.

Acolhimento

Desde 2017, a menina está no Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), mantido pelo Instituto Solid Rock Brasil. Ela chegou através de um encaminhamento do Conselho Tutelar do município e está sob a tutela do Estado. O gerente do SAICA responde pelos cuidados e interesses dela.

O Instituto Solid Rock Brasil é integrante desde 2012 do Programa Adotei um Sorriso, da Fundação Abrinq, e observou a necessidade de um atendimento especializado para Clara. “O Hospital Ruben Berta é referência no tratamento de nariz, garganta e ouvido. Solicitamos o atendimento e desde então, a Clara faz acompanhamento com o especialista do hospital. ”, conta Liliane.

O Hospital Ruben Berta é uma Empresa Amiga da Criança desde 2000. Para a gerente administrativa do Hospital Ruben Berta, Sandra Rodrigues, “em nossa organização fazer o bem através da saúde é primordial, por isso, não seria diferente nossa ação quanto a vertente social, da qual muito nos orgulhamos. Ajudar ao próximo faz parte da rotina de nossa equipe, por isso, nos disponibilizamos e juntamente com a fundação, prestamos serviços de saúde às crianças contempladas pelo programa. Inclusão e acolhimento fazem parte da nossa forma de ser empresa, podendo contribuir com o bem estar pleno de crianças mais necessitadas, que não são somente a civilização do amanhã, mas também a de hoje. Crianças são agentes transformadores e podem desenvolver suas perspectivas quanto ao mundo e a sociedade, por todos os motivos acima expostos contribuímos para que elas cresçam com saúde e vigor.

O início do tratamento se deu de modo medicamentoso, com o objetivo de tratar a doença sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica. Contudo, após o tratamento, os médicos avaliaram que não estava sendo eficaz e a encaminharam para a cirurgia de adeno-amigdalectomia.

A cirurgia foi realizada, com sucesso, em fevereiro deste ano. “Clara está bem. Retornou em março para avaliação pós-cirúrgica e o retorno já está agendado para setembro, providenciado pela equipe do Programa Adotei um Sorriso, sendo acompanhada pela equipe do Hospital Ruben Berta, em São Paulo (SP)”, destaca a assistente social da instituição.

Liliane revela que a mãe nunca acompanhou a Clara em seus atendimentos. “Quem está sempre com ela são os orientadores socioeducativos. No entanto, ela tem conhecimento de todo o tratamento recebido pela filha”.

Instituto Solid Rock Brasil – Proteção às crianças e aos adolescentes

not 24 05 2021 2
Instituto atende crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, (Divulgação)

A matriz do Instituto Solid Rock está situada em Ohio, Estados Unidos. No Brasil, iniciou em 2004, um trabalho voluntário realizado por missionários que vieram com o objetivo de, junto às organizações filantrópicas brasileiras, combater a violência doméstica e sexual, além da exploração do trabalho infantil.

Em 2007, o instituto iniciou o serviço de acolhimento para crianças e adolescentes e, em 2012, firmou parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Atualmente, atende 15 crianças e adolescentes com a faixa etária de 0 a 17 anos.

As crianças e os adolescentes residem no SAICA, onde realizam atividades socioeducativas orientadas por educadores. Eles participam também de atividades externas, como: escola, cursos e ações no Centro da Criança e do Adolescente (CCA), mantido pela organização.

Ajude uma criança a sorrir

Desde 2007, A Fundação Abrinq beneficiou mais de 290 mil crianças e adolescentes que, assim como a Clara, puderam ter acesso aos serviços de saúde e atendimentos institucionais fundamentais para uma boa saúde bucal e qualidade de vida.

Quer mais informações sobre o Programa Adotei um Sorriso?  Entre em contato com a Fundação Abrinq pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou WhatsApp (11) 94512-4119.

* Nome e imagem alterados para preservar a identidade da criança.

Fonte: Fundação Abrinq