Notícias das Associadas

Fundação Tide Setubal - Primeiras temporadas do podcast “Essa Geração” revelam histórias, conflitos e dilemas da juventude quando o assunto é família e religião

not 07 01 2022 1

Dica valiosa para as férias escolares: já está no ar a segunda temporada do podcast “Essa Geração”, realizado pela Fundação Tide Setubal e produzido pela Rádio Novelo. A série de quatro temporadas segue em 2022 e procura compreender o que os jovens brasileiros pensam sobre religião, família, política e educação, bem como conhecer seus conflitos e dilemas. Além de poder ser ouvido em vários agregadores de podcast, está disponível também no canal da Fundação no YouTube, o Enfrente.

Cada temporada conta com três episódios, veiculados semanalmente, sempre às quartas-feiras. A primeira delas tem a religião como tema principal. O episódio de estreia, intitulado Essa Geração da Indecisão, apresenta a história de Luciana Petersen, 24 anos, paulistana que vive no interior de Minas Gerais. Ela é cristã, negra e feminista e ainda não sabe se quer ou não ser pastora, como seu pai. Luciana realiza cultos pela internet e tem reunido mulheres de várias regiões do Brasil.

A segunda temporada do Essa Geração retrata a relação dos jovens com a família. O que fazer quando você acaba brigando com algum parente por causa de discordâncias políticas? Como superar desavenças nesse caso? Esse é o ponto de partida da história do cientista político Caio Santos, de 28 anos. Caio, que é morador do Recife (PE), está prestes a se casar e não sabe como reatar laços com o tio, com quem brigou nas eleições de 2018, e convidá-lo para a cerimônia.

Além de Luciana e Caio, jovens de diferentes perfis, idades e localidades participarão das outras duas temporadas, contando suas histórias e revelando como estão conectadas aos temas política e educação e de que forma essas relações influenciam seus valores e suas escolhas. A terceira temporada estreia no dia 9 de fevereiro.

“Ouvir o que os jovens pensam e sentem nos ajuda a desenvolver ações que inspirem políticas públicas para eles. Precisamos escutar o que têm a dizer, até para derrubarmos também possíveis preconceitos e críticas que tenhamos com essa geração. Hoje o país tem cerca de 50 milhões de jovens, o que é um número bastante expressivo e que deve ser levado em consideração por toda a sociedade”, explica Márcio Black, coordenador de Democracia e Cidadania Ativa da Fundação Tide Setubal. A coordenação geral da primeira temporada do podcast ficou a cargo de Márcio e de Fernanda Nobre, gerente de Comunicação da Fundação, ao lado de Paula Scarpin e de Renan Sukevicius, da Rádio Novelo.

Sobre a Fundação Tide Setubal: organização não governamental, de origem familiar, criada em 2006, que fomenta iniciativas promotoras da justiça social e do desenvolvimento sustentável de periferias urbanas e que contribuam para enfrentar desigualdades socioespaciais das grandes cidades, em articulação com sociedade civil, instituições de pesquisa, Estado e mercado.