Notícias das Associadas

FEALQ 45 ANOS - Homenagem e agradecimento Joaquim José de Camargo Engler


Bom dia,

Hoje a nossa homenagem vai para Joaquim José de Camargo Engler por seu importante papel na criação da Fealq. Professor titular do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP (aposentado), atuou como diretor-presidente, diretor e presidente do Conselho Curador da Fundação.

Engler participou, com outros professores da Esalq, das primeiras discussões na década de 70 que levaram ao surgimento da Fealq. Preocupados com a necessidade de serem estabelecidos procedimentos eficientes para a obtenção e uso de recursos para a pesquisa, decidiram propor a criação de uma Fundação de apoio institucional à “Luiz de Queiroz”.

Engler esteve presente na assinatura da escritura pública da Fealq no 3º Cartório de Notas e Ofício de Justiça de Piracicaba, juntamente de Paulo Fernando Cidade de Araújo, Aristeu Mendes Peixoto, Urgel de Almeida Lima, Iby Arvatti Pedroso, Salim Simão, Almiro Blumenschein e Delmar Antônio Bandiera Marchetti.

Entre as inúmeras contribuições que a Fundação recebeu até aqui, Engler destaca a doação da Fazenda Figueira feita pelo esalqueano Alexandre Von Pritzelwitz. A propriedade, com 3.686 hectares e 40% são dedicados à preservação ambiental, fica em Londrina (PR) e foi transformada na estação experimental agrozootécnica Hildegard Georgina Von Pritzelwitz.

Nosso agradecimento ao professor Engler e a todos que ajudaram a Fealq a escrever 45 anos de história!

Equipe Fealq

not 18 03 2022 4