Notícias das Associadas

FÉ E ALEGRIA - Em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, Fé e Alegria oferece serviços de saúde bucal

not 16 08 2022 4

No mês de junho, o Centro de Cultura e Promoção Social Fé e Alegria Paraíba, unidade de Fé e Alegria em João Pessoa (PB), recebeu a equipe do Odontomóvel, unidade móvel da Prefeitura Municipal que oferece atendimentos odontológicos por meio de uma estrutura similar de um consultório e equipe especializada.

Realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de João Pessoa, a ação promoveu serviços de limpeza, extração e restauração dentária para 10 crianças e adolescentes atendidos pela unidade de Fé e Alegria. A iniciativa foi de grande importância para promover qualidade de vida aos educandos, já que o acesso a tratamentos dentários na rede de atenção básica é limitado na região.

Sobre o Odontomóvel

A Unidade Odontológica Móvel (UOM), o Odontomóvel, foi criada em 2010 e, apenas em 2021, realizou mais de 1500 atendimentos em João Pessoa. Entre os procedimentos oferecidos estão profilaxia, raspagem supra e subgengival (limpeza da gengiva), aplicação tópica de flúor, restaurações e extrações dentárias. Quando necessário, as equipes de saúde bucal encaminham os pacientes aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

O UOM é o Componente Móvel da Atenção à Saúde Bucal, uma estratégia do Ministério da Saúde cujo objetivo é oferecer serviços odontológicos para os moradores de locais com menor acesso aos serviços de saúde.

Fonte: Fé e Alegria