Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO ABRINQ - Vencedores do Prêmio Criança 2022 serão divulgados em evento online no dia 19 de outubro

not 17 10 2022 1

Os três projetos vencedores da 24ª edição do Prêmio Criança já foram escolhidos pelo Comitê Técnico especializado após duas reuniões realizadas no mês de setembro. Para divulgar as iniciativas ganhadoras, a Fundação Abrinq realizará um evento online no dia 19 de outubro, exatamente uma semana após o Dia das Crianças. A transmissão contará, ainda, com a participação de um especialista que fará uma palestra sobre a importância de se promover a saúde mental desde a infância. Não perca!

Criado em 1989, o Prêmio Criança foi um dos primeiros programas desenvolvidos pela Fundação Abrinq, com o objetivo de identificar e reconhecer boas práticas desenvolvidas por empresas e organizações da sociedade civil dando visibilidade a iniciativas bem-sucedidas.

Realizada a cada dois anos, a premiação já reconheceu 89 iniciativas voltadas à Educação, Saúde e Proteção. Na última edição, em 2020, o prêmio foi entregue a três projetos: Projeto Com Tato desenvolvido pelo Instituto Fazendo História, de São Paulo – SP; Projeto Prevenção em Saúde Mental para Crianças e Adolescentes em Grupos de Inclusão, realizado pela Organização Manaíra, de Recife – PE; e Projeto Quixote, mantido pela Associação de Apoio ao Projeto Quixote, localizada em São Paulo - SP.

Etapas de avaliação

O processo de avaliação do Prêmio Criança 2022 iniciou em maio, com a inscrição de 55 projetos, e foi finalizado com a escolha dos vencedores pelo Comitê Técnico. Neste ano, puderam se inscrever para disputar o reconhecimento da Fundação Abrinq iniciativas realizadas por organizações da sociedade civil e voltadas à saúde mental de crianças e adolescentes.

Além de estarem sendo realizados há pelo menos 12 meses, os projetos inscritos também deveriam estar atrelados a um ou mais dos seguintes eixos:

Eixo 1: Projetos que visam diminuir as chances de ocorrências de problemas relacionados à saúde mental em crianças e adolescentes expostos a fatores de risco;

Eixo 2: Projetos que visam identificar e evitar o agravamento de problemas de saúde mental em crianças e adolescentes;

Eixo 3: Projetos que visam oferecer cuidados e atendimentos clínicos voltados à saúde mental, bem como promover a redução de fatores de risco.

Após a primeira etapa, na qual foi analisada a documentação das iniciativas inscritas, os projetos remanescentes passaram para a fase seguinte, que consistiu em sua avaliação por uma consultora especializada de acordo com os seguintes critérios:
  • Clareza na descrição da importância do projeto inscrito, indicando possíveis riscos, ameaças ou problemas de saúde mental e quais as soluções para o diagnóstico e prevenção;
  • Qualidade das ações e das metodologias empregadas no projeto inscrito;
  • Existência de ações direcionadas aos familiares (ou responsáveis) do público atendido;
  • Existência de relações de cooperação entre a organização executora do projeto inscrito e outras instituições públicas ou privadas da rede local ou regional ligadas às áreas da Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte, entre outras;
  • Natureza dos resultados até aqui alcançados pelo projeto inscrito;
  • Clareza na descrição dos recursos materiais, humanos e financeiros empregados na execução do projeto inscrito;
  • Existência de condições e/ou de estratégias para a sustentação institucional e financeira do projeto inscrito.
Em seguida, a Fundação Abrinq realizou visitas técnicas de forma online com o objetivo de obter informações complementares dos projetos e dialogar com as equipes responsáveis pelas propostas para entender como as atividades são desenvolvidas e como os resultados descritos no edital são alcançados. Os projetos finalistas foram encaminhados para o Comitê Técnico, composto por profissionais da área de Saúde Mental, que elencou os três vencedores.

Fique de olho no site da Fundação Abrinq para estar por dentro das novidades sobre o Prêmio Criança 2022.

Data: 19 de outubro de 2022

Horário: às 14h

Onde: canal do YouTube da Fundação Abrinq

Fonte: Fundação Abrinq