Notícias das Associadas
FUNDAÇÃO ABRINQ - Vencedores do Prêmio Criança 2022 serão divulgados em evento online no dia 19 de outubro
- Detalhes
- Criado em 17/10/2022
Os três projetos vencedores da 24ª edição do Prêmio Criança já foram escolhidos pelo Comitê Técnico especializado após duas reuniões realizadas no mês de setembro. Para divulgar as iniciativas ganhadoras, a Fundação Abrinq realizará um evento online no dia 19 de outubro, exatamente uma semana após o Dia das Crianças. A transmissão contará, ainda, com a participação de um especialista que fará uma palestra sobre a importância de se promover a saúde mental desde a infância. Não perca!
Criado em 1989, o Prêmio Criança foi um dos primeiros programas desenvolvidos pela Fundação Abrinq, com o objetivo de identificar e reconhecer boas práticas desenvolvidas por empresas e organizações da sociedade civil dando visibilidade a iniciativas bem-sucedidas.
Realizada a cada dois anos, a premiação já reconheceu 89 iniciativas voltadas à Educação, Saúde e Proteção. Na última edição, em 2020, o prêmio foi entregue a três projetos: Projeto Com Tato desenvolvido pelo Instituto Fazendo História, de São Paulo – SP; Projeto Prevenção em Saúde Mental para Crianças e Adolescentes em Grupos de Inclusão, realizado pela Organização Manaíra, de Recife – PE; e Projeto Quixote, mantido pela Associação de Apoio ao Projeto Quixote, localizada em São Paulo - SP.
Etapas de avaliação
O processo de avaliação do Prêmio Criança 2022 iniciou em maio, com a inscrição de 55 projetos, e foi finalizado com a escolha dos vencedores pelo Comitê Técnico. Neste ano, puderam se inscrever para disputar o reconhecimento da Fundação Abrinq iniciativas realizadas por organizações da sociedade civil e voltadas à saúde mental de crianças e adolescentes.
Além de estarem sendo realizados há pelo menos 12 meses, os projetos inscritos também deveriam estar atrelados a um ou mais dos seguintes eixos:
Eixo 1: Projetos que visam diminuir as chances de ocorrências de problemas relacionados à saúde mental em crianças e adolescentes expostos a fatores de risco;
Eixo 2: Projetos que visam identificar e evitar o agravamento de problemas de saúde mental em crianças e adolescentes;
Eixo 3: Projetos que visam oferecer cuidados e atendimentos clínicos voltados à saúde mental, bem como promover a redução de fatores de risco.
Após a primeira etapa, na qual foi analisada a documentação das iniciativas inscritas, os projetos remanescentes passaram para a fase seguinte, que consistiu em sua avaliação por uma consultora especializada de acordo com os seguintes critérios:
- Clareza na descrição da importância do projeto inscrito, indicando possíveis riscos, ameaças ou problemas de saúde mental e quais as soluções para o diagnóstico e prevenção;
- Qualidade das ações e das metodologias empregadas no projeto inscrito;
- Existência de ações direcionadas aos familiares (ou responsáveis) do público atendido;
- Existência de relações de cooperação entre a organização executora do projeto inscrito e outras instituições públicas ou privadas da rede local ou regional ligadas às áreas da Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte, entre outras;
- Natureza dos resultados até aqui alcançados pelo projeto inscrito;
- Clareza na descrição dos recursos materiais, humanos e financeiros empregados na execução do projeto inscrito;
- Existência de condições e/ou de estratégias para a sustentação institucional e financeira do projeto inscrito.
Fique de olho no site da Fundação Abrinq para estar por dentro das novidades sobre o Prêmio Criança 2022.
Data: 19 de outubro de 2022
Horário: às 14h
Onde: canal do YouTube da Fundação Abrinq
Fonte: Fundação Abrinq