Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO SALVADOR ARENA oferece 465 vagas gratuitas para diversos cursos, com início em 2023

not 11 10 2022 1
Instituição oferece três cursos técnicos e quatro cursos superiores totalmente gratuitos

As vagas são para Educação Infantil, Ensino Médio, técnicos em Mecânica, Informática e Agropecuária, além dos cursos superiores em Administração e Engenharias de Alimentos, de Computação e de Controle e Automação

A Fundação Salvador Arena, mantenedora do Colégio e da Faculdade Engenheiro Salvador Arena, na região do ABC paulista, e da Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena, em Santa Rita do Passa Quatro (SP), oferece 465 vagas 100% gratuitas para educação básica, formação técnica e superior para o ano letivo de 2023. As inscrições para os processos seletivos das unidades educacionais de São Bernardo do Campo se encerram esta semana e, para a unidade localizada no interior, em 16 de dezembro de 2022.

O Colégio Engenheiro Salvador Arena (antigo Colégio Termomecanica), oferece 80 vagas para a Educação Infantil (nível V), para crianças nascidas entre 01 de abril de 2017 e 31 de março de 2018 e que não estejam matriculadas na segunda fase ou última etapa da Pré-Escola em 2022. As aulas são oferecidas em período integral (das 07h50 às 15h45) e o ingresso é feito por meio de sorteio pela Loteria Federal. As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de outubro, diretamente no site do Colégio. Também estão disponíveis 105 vagas gratuitas para estudantes que vão iniciar a 1ª Série do Ensino Médio em 2023. Para participar do vestibulinho, é necessário que os interessados se inscrevam até 13 de outubro de 2022, diretamente no site da Vunesp. As aulas do Ensino Médio ocorrem em dois períodos: matutino, das 7h às 13h05 e vespertino, das 13h15 às 19h20, de segunda a sexta-feira.

Formações profissionais

Em São Bernardo do Campo, além das oportunidades na Educação Básica, há também 80 vagas para os cursos técnicos em Mecânica e Informática, oferecidos pelo colégio. Gratuitas e destinadas a candidatos que já terminaram o Ensino Médio, mas ainda não possuem curso superior, as formações técnicas são oferecidas ao longo de três semestres letivos, na modalidade presencial, no período noturno (de segunda a sexta-feira, das 18h25 às 22h40). Para concorrer a uma vaga, é preciso se inscrever até o dia 13 de outubro no Vestibulinho, que será realizado pela Vunesp.

Já a Faculdade Engenheiro Salvador Arena (antiga Faculdade de Tecnologia Termomecanica - FTT), conta com 160 vagas abertas para os cursos de Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação. Os cursos são 100% gratuitos, sem taxas ou anuidades, e têm inscrições abertas também até 13 de outubro de 2022, diretamente no site da Vunesp.

Metade das vagas oferecidas nas unidades de São Bernardo do Campo são destinadas a candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Interessados nessa modalidade devem se inscrever para as vagas sociais e comprovar o perfil socioeconômico no ato da matrícula. Os critérios para vagas sociais estão especificados nos editais de cada processo seletivo.

No interior de São Paulo, a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena (ETASA), abre 40 novas vagas para o curso técnico em agropecuária. Localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro (SP), a escola é mantida pela Fundação Salvador Arena (FSA) e tem como proposta oferecer uma formação técnica intensiva, com dois semestres letivos de duração, para agilizar o ingresso no mercado de trabalho. As inscrições devem ser realizadas no próprio site da ETASA e a seleção é feita por meio de análise do histórico escolar.

Para contribuir com a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade social em sala de aula até o final do curso e garantir a sua conclusão, são oferecidos três tipos de bolsas para o aluno da Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena. A Bolsa Permanência destina-se a apoiar as despesas com moradia, transporte e alimentação para alunos que moram distantes do polo próximo a Santa Rita do Passa Quatro. Já a Bolsa Transporte tem como objetivo garantir a frequência dos alunos, prevenindo a evasão ou perda das aulas causada por limitações na mobilidade até a Escola Técnica. E a Bolsa Alimentação contribui com as necessidades nutricionais do aluno e sua família.

Todos os alunos das formações profissionalizantes têm à sua disposição o Núcleo de Apoio à Carreiras (NAC), departamento que promove oficinas para o desenvolvimento e revisão de currículo, busca de vagas disponíveis, trilha de carreiras, acompanhamento efetivo de estágios, ações de incentivo ao empreendedorismo, entre outras atividades para inserir o estudante no mercado. Assim como todos os demais cursos oferecidos pela FSA, são oferecidos ao aluno alimentação (no período das aulas), primeiro uniforme e material didático escolar. As refeições são preparadas e oferecidas na própria Escola.

SERVIÇO:

Processos seletivos das unidades educacionais da Fundação Salvador Arena:

Vestibulinho para Ensino Médio do Colégio Engenheiro Salvador Arena
Inscrições: até 13 de outubro de 2022, diretamente no site da Vunesp
Edital e mais informações: http://colegiosalvadorarena.org.br

Vestibulinho para os cursos técnicos em Mecânica e Informática

Inscrições: até 13 de outubro de 2022, diretamente no site da Vunesp
Edital e mais informações: http://colegiosalvadorarena.org.br

Vestibular da Faculdade Engenheiro Salvador Arena
Cursos de Graduação – Bacharelado em Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação e Engenharia de Controle e Automação
Inscrições: até 13 de outubro de 2022, diretamente no site da Vunesp
Edital e mais informações: http://faculdadesalvadorarena.org.br/vestibular

Educação Infantil
Inscrições: até 16 de outubro de 2022, diretamente no site do Colégio
Edital e mais informações: http://colegiosalvadorarena.org.br

Curso técnico em Agropecuária
Inscrições: até 16 de dezembro de 2022, diretamente no site da ETASA
Edital e mais informações: http://escolatecnicasalvadorarena.org.br/
Grátis: sem taxas de matrículas, mensalidades ou anuidades.

Instituição oferece três cursos técnicos e quatro cursos superiores totalmente gratuitos.

Sobre o Colégio Engenheiro Salvador Arena
O Colégio Engenheiro Salvador Arena (antigo Termomecanica), integra o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA) – complexo educacional localizado na cidade de São Bernardo do Campo – que tem como premissa a promoção da transformação social por meio da educação. Principal iniciativa da Fundação Salvador Arena (FSA) e um dos precursores na educação em tempo integral do país, está em atividade desde 1989, e oferece ensino gratuito e de altíssima qualidade da educação infantil ao Ensino Médio, com grade de disciplinas diversificadas, que incluem agricultura, robótica, idiomas, educação tecnológica, cerâmica, modelismo, educação socioemocional, empreendedorismo, STEAM, entre outras, além de incentivar a música, o teatro e os esportes. Desde 2011, o Colégio oferece Ensino Técnico, subsequente ao Ensino Médio e, atualmente, são oferecidas formações técnicas em Mecânica e Informática, nas quais os alunos contam com oficinas e laboratórios para as aulas práticas dentro dos cerca de 140 mil m2 do CEFSA, que conta, também, com salas temáticas, bibliotecas interativas, ginásios poliesportivos, conjunto aquático, campo de futebol, pista de atletismo e uma estação agroambiental. O Centro Educacional abriga, também, o Teatro Engenheiro Salvador Arena, com capacidade para 536 lugares, que tem por objetivo realizar eventos complementares às atividades pedagógicas das unidades de ensino do CEFSA.

Sobre a Faculdade Engenheiro Salvador Arena
A Faculdade Engenheiro Salvador Arena pertence ao grupo de excelência do Ministério da Educação, onde se mantém com nota 4 pelo oitavo ano consecutivo no Índice Geral de Cursos (IGC). Iniciou suas atividades em 2003 e oferece cursos de bacharelado em Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Computação; e pós-graduação lato sensu em Gestão Educacional e Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade, todos presenciais. A Faculdade promove e incentiva projetos de iniciação científica, cursos de extensão, eventos tecnológicos, empresa júnior, cursos de férias, projetos de extensão universitária, atividades culturais, e outras ações aumentam as oportunidades. Comprometida com a transformação social por meio da educação, atua de forma sistemática para a inserção e recolocação dos alunos no mercado de trabalho. O Núcleo de Apoio à Carreiras da Faculdade promove oficinas, atualização de currículo, pesquisa de vagas disponíveis, trilha de carreiras, acompanhamento efetivo de estágios, ações de incentivo ao empreendedorismo etc. A instituição integra o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), complexo educacional instalado em quase 140 mil metros quadrados, localizado na cidade de São Bernardo do Campo, região da Grande São Paulo. Conta com laboratórios, salas temáticas, rede de bibliotecas interativas, ginásios poliesportivos, conjunto aquático, campo de futebol, pista de atletismo, estação agroambiental e um teatro com capacidade para 600 pessoas. Com metade das vagas destinadas a estudantes cujas famílias possuem renda per capita mensal até 1,5 salário mínimo, atende atualmente 3.241 alunos, sendo 1.477 na Faculdade. Mais informações acesse o site www.faculdadesalvadorarena.org.br.

Sobre a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena
A Escola Técnica conta com uma infraestrutura moderna, composta por estações de aprendizagem como: estação do conhecimento, espaço de formação e informação, que propõe conexões entre diversas áreas do conhecimento, incluindo leitura e tecnologia e Estação Ciência, com uma abordagem interdisciplinar, que propõe a integração entre a física, matemática, biologia e tecnologia. Além de todos os espaços disponíveis na Agroindustrial Salvador Arena (AGSA), empresa instalada no mesmo local, que dispõe de tecnologia avançada para a produção de soja, milho, sorgo, mandioca, tomate, café, gado de corte e criação de galinhas poedeiras, e se prepara para iniciar a ordenha de gado leiteiro, a fim de implantar futuramente uma unidade fabril de laticínios.

Sobre a Fundação Salvador Arena
A Fundação Salvador Arena (FSA) é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena (1915-1998) para manter