Notícias das Associadas

FEI - Mobilidade: aluno desenvolve sistema de navegação indoor para usuários do Metrô de São Paulo

not 13 01 2023 3

Projeto foi apresentado e obteve destaque no evento FEI Metrô Day, fruto de uma parceria entre as instituições

O FEI Metrô Day, iniciativa que é fruto da parceria entre a FEI e o Metrô de São Paulo, tem gerado grandes resultados para ambas organizações. Dentre os projetos de destaque apresentados mais recentemente, está o “Planejador de Rotas com Navegação Indoor no sistema Metroferroviário de São Paulo”. O trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido pelo aluno de Engenharia Elétrica, Bruno Bollos Correa, sob orientação do Prof. Marco Antonio Assis de Melo, docente do mesmo curso, com apoio do Coorientador Felipe Copche, Engenheiro do Metrô de São Paulo.

O projeto foi um dos indicados para a cerimônia de premiação do INOVAFEI, realizado no último mês de dezembro, e tem como premissa oferecer aos usuários do Metrô um aplicativo de informações sobre rotas. Acessando este sistema pelo celular, os passageiros conseguem obter informações rápidas e seguras sobre as suas jornadas dentro das estações e terminais metroferroviários, auxiliando com indicações sobre os melhores caminhos, pontos de embarque e desembarque, por exemplo.

Em entrevista, o aluno responsável pelo projeto, Bruno Bollos Correa, explicou que a ideia é que o projeto seja ampliado para atender não só passageiros do sistema metroferroviário, mas que também possa ser aplicado em aeroportos, shoppings e hospitais, por exemplo. “Com esse aplicativo, os usuários podem realizar a comunicação direta com equipes de atendimento destes locais, para informar se há alguma irregularidade no caminho em que está transitando. Ou, se de repente esse usuário necessitar de algum tipo de auxílio/atendimento especial, ele também terá fácil acesso para esta solicitação por meio do aplicativo”, informou para a reportagem.

O projeto “Planejador de Rotas com Navegação Indoor no sistema Metroferroviário de São Paulo” foi testado pelo aluno Bruno, pelo professor orientador, Marco Antonio Assis de Melo, e pelos engenheiros do Metrô, que acompanharam o desenvolvimento do aplicativo. No teste, realizado no mês de novembro de 2022, eles transitaram pela linha 2-Verde e linha 1-Azul. Em ambos os trajetos, o aplicativo mostrou 100% de efetividade, com as sinalizações das rotas.

Cheio de orgulho pelo resultado, o professor Marco Antonio Assis de Melo, que é docente do curso de Engenharia Elétrica, comentou também que a realização do projeto só foi possível graças ao apoio da FEI, pelo investimento na compra de equipamentos, à dedicação do FEIano Bruno e, também, pelo apoio ofertado pela equipe do Metrô de São Paulo, especialmente por Felipe Copche, Engenheiro e Coorientador do projeto.

Atualmente, o trabalho permanece em exposição no site da FEI, onde está disponível o vídeo gravado sobre os testes feitos com o aplicativo. Para acessar e conferir, basta clicar aqui

Saiba mais sobre a parceria da FEI com o Metrô de São Paulo lendo a reportagem disponível em nosso site.

Fonte: Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros – FEI