Notícias das Associadas

FEALQ - Equoterapia da Esalq/USP divulga lista de espera para 2023

not 19 01 2023 1

Projeto social oferece atendimento gratuito a pessoas com deficiência

De quase 100 inscritos, o Projeto Equoterapia da Esalq/USP selecionou 15 novos participantes para serem atendidos gratuitamente ao longo de 2023. Essas pessoas ainda se encontram em lista de espera e deverão ser chamadas conforme as vagas foram sendo disponibilizadas. Atualmente, a capacidade é de 12 praticantes, com idade a partir de 3 anos.

Os interessados ou responsáveis se inscreveram através de edital publicado em novembro, e o resultado do processo de seleção foi divulgado nesta segunda-feira, 16 (veja lista). Para a escolha, são priorizadas pessoas em situação de vulnerabilidade social, com diagnóstico de deficiências físicas e/ou mentais.

Criado em 2001, o projeto tem como objetivo oferecer tratamento terapêutico e educacional complementar utilizando o cavalo como instrumento de reabilitação, melhorando o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos praticantes. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia, equitação, engenharia agronômica e zootecnia. Em 21 anos, já foram realizados cerca de 37 mil atendimentos.

Sob gestão administrativa do professor Sila Carneiro, do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, e gestão técnica da professora Roberta Brandi (Zootecnia da FZEA/USP), o Projeto Equoterapia é mantido com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e conta também com auxílio de voluntários, entre eles estudantes de graduação de diferentes cursos, além de empresas que patrocinam a ação.

SEMANAL – Os atendimentos acontecem semanalmente, todas as quintas-feiras, ao ar livre, nas dependências do Setor de Equinocultura do Departamento de Zootecnia da Esalq, campus da Universidade de São Paulo em Piracicaba (SP). Neste ano, as atividades foram retomadas no último dia 12 de janeiro.

São oferecidas, ainda, aulas pagas para quem quer aprender ou aprimorar seu relacionamento com cavalos, com parte desse recurso sendo destinada para o Projeto Equoterapia. Também é possível tornar-se Parceiro Solidário da iniciativa, adotando um participante. Clique aqui para saber mais sobre as modalidades disponíveis.

Fonte: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiróz – FEALQ