Notícias das Associadas

FEI - Professores Ricardo Belchior Torres e Rodrigo Condotta são nomeados conselheiros do Crea-SP

not 01 02 2023 3

Docentes da Engenharia Química representarão a instituição atuando como Conselheiros em Câmaras Especializas e Comissões

Na última quinta-feira (26), o Prof. Dr. Ricardo Belchior Torres, Coordenador do Programa de Mestrado em Engenharia Química da FEI, foi nomeado Conselheiro Titular do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Estado de São Paulo). Junto com ele, o Prof. Dr. Rodrigo Condotta, Coordenador do Curso de Engenharia Química da FEI, atuará como suplemente no mandato, que terá a duração de três anos (2023-2025).

Historicamente, este já é o segundo mandato do Prof. Ricardo Belchior no CREA-SP. Como Conselheiro, o docente também atuará como membro da Câmara Especializada de Engenharia Química (CEEQ), Membro Titular do CREA Jovem, e membro suplente da Comissão de Legislação e Normas. Cada Comissão e Câmara se reúnem uma vez por mês para as discussões dos trabalhos. Mensalmente também ocorrem as Reuniões plenárias com a presença de todos os Conselheiros das diversas comissões e câmaras especializadas.

“É um privilégio e uma responsabilidade muito grande representar a FEI no CREA-SP. A razão de existir dos Creas é justamente fiscalizar o exercício das profissões de Engenharia coibindo o exercício ilegal por pessoas e empresas sem a formação devida de atividades, que requerem conhecimentos técnicos específicos. A função do Conselheiro é avaliar e emitir pareceres em processos envolvendo serviços, obras e projetos que tramitam no Conselho com o propósito de garantir a proteção de toda sociedade, inclusive a segurança jurídica do profissional. Há também muito trabalho para os próximos anos para a atualização e o acompanhamento da profissão de engenharia, sobretudo, com a entrada em vigor das nossas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Engenharia”, ressaltou o professor Ricardo Belchior.

A Cerimônia oficial de posse foi realizada em sessão plenária na sede do CREA-SP, reunindo entidades, empresas e instituições de ensino. Ao todo, o órgão é constituído hoje por 283 conselheiros em todo o Estado de São Paulo. Ao representarem a FEI no Conselho, os professores Ricardo Belchior Torres e Rodrigo Condotta atuarão como membros das comissões, discutindo processos e auxiliando a CEEQ e a Presidência no desempenho de suas funções e em decisões sobre questões administrativas.

Histórico e Reconhecimento

Essa não é a primeira vez que a FEI recebe destaque no CREA-SP. No mês de dezembro de 2022, a instituição foi mais uma vez reconhecida por suas contribuições para o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e sustentável do país e para a qualidade de vida das pessoas. Em evento organizado em São Paulo, a FEI recebeu Menção Honrosa do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pela instituição em prol das áreas tecnológicas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

A cerimônia, realizada durante a Sessão Plenária Especial do CREA-SP, contou com a participação do Reitor da FEI, Prof. Dr. Gustavo Donato, único Reitor presente no evento, que recebeu pessoalmente a Menção Honrosa, entregue pelo Presidente do CREA-SP, Vinicius Marchese Marinelli. Para conferir a reportagem completa sobre a menção honrosa, clique aqui.

Fonte: Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros – FEI