Notícias das Associadas

FEALQ - Editora Fealq lança duas obras em formato e-book

not 15 06 2023 2

A Editora Fealq acaba de lançar duas de suas obras no formato de e-book. O “Curso de Estatística Experimental”, de Frederico Pimentel-Gomes, e “Métodos de Análise Multivariada em R”, de Anderson Rodrigo da Silva, até então disponíveis somente na versão impressa, agora também podem ser encontrados à venda na plataforma Google Play Livros.

Clássico da área das ciências agrárias, o livro Curso de Estatística Experimental foi reimpresso pela Editora Fealq em outubro de 2022. A obra, lançada em 1960, chegou à 15ª edição em 2009, com revisões e atualizações. Somando 393 páginas em 21 capítulos, é referência nas universidades brasileiras, principalmente para cursos associados à experimentação agrícola.

Frederico Pimentel-Gomes foi o primeiro a aplicar estatística à Lei de Mitscherlich, que indica a resposta das plantas aos adubos, tendo trabalhado, inclusive, com um colaborador do próprio Mitscherlich na Alemanha, como professor visitante. Nos Estados Unidos, utilizou a primeira prova de aplicação correta da análise da variância à regressão não-linear nos parâmetros, em trabalho inédito e até hoje referido como pioneiro nessa área. Clique aqui para adquirir e-book.

Os principais métodos de análise multivariada são apresentados na segunda obra, sendo acompanhados das mais frequentes rotinas computacionais do Ambiente R de Computação Estatística. O livro supre uma frequente demanda de materiais didáticos sobre estatística multivariada e suas aplicações computacionais por parte de estudantes de pós-graduação, pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas da Ciência, os quais agreguem conhecimentos básicos na área de Estatística. O software R (livre) tem expandido seu uso especialmente no meio acadêmico, o que torna essa obra essencial para pesquisadores. Clique aqui para adquirir e-book.

Fonte: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiróz – FEALQ