Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO ABRINQ cria site fictício de vagas para mostrar que o trabalho infantil não pode ser normalizado

not 15 06 2023 3

Desde 2002, é comemorado no dia 12 de junho o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, uma data para a reflexão sobre os malefícios causados pela prática nas crianças e nos adolescentes. Durante a infância e a adolescência, as pessoas não estão fisicamente e psicologicamente preparadas para o trabalho, por isso, o trabalho precoce pode atrapalhar diretamente o desenvolvimento adequado deste público.

Para marcar a data, anualmente a Fundação Abrinq atualiza a campanha Não ao Trabalho Infantil com novos materiais e novas perspectivas para mobilizar a sociedade e conscientizá-la sobre a importância de combater o problema. Neste ano, a organização provoca o imaginário das pessoas, para que entendam que o trabalho infantil não pode ser normalizado.

Com este objetivo, a campanha Não ao Trabalho Infantil deste ano simula um site que se assemelha a um portal de vagas de emprego, com a diferença de ser destinado à exploração de mão de obra infantil. A página também conta com dados, informações e outros materiais de divulgação que dialogam com a temática da iniciativa em 2023.

Acesse o site da campanha Não ao Trabalho infantil para saber mais.

A ideia de imaginar como seria se as crianças e os adolescentes estivessem no mercado de trabalho é uma expansão do tema utilizado na campanha de 2022. Na ocasião, a iniciativa focou na criação de currículos fictícios de pessoas menores de 18 anos, evidenciando como o trabalho infantil pode levar a lesões físicas permanentes, abandono escolar, entre tantas outras consequências.

Participe da campanha

Para participar da campanha e ajudar a Fundação Abrinq a combater o trabalho infantil, entre no site da iniciativa e faça o download dos materiais disponíveis, como cartazes, posts e banners digitais. Compartilhe com seus amigos, familiares e conhecidos e nas suas redes sociais usando a hashtag #NãoAoTrabalhoInfantil.

Uma outra forma de atuar em conjunto com a Fundação Abrinq é se tornar um doador e se juntar às milhares de pessoas e empresas que abraçam a causa da infância e adolescência.

Com o Programa Nossas Crianças, a Fundação presta assessoramento técnico, administrativo e financeiro para diversas organizações da sociedade civil que focam na capacitação profissional de jovens, o que os prepara adequadamente para o mercado de trabalho e os afasta da exploração de mão de obra infantil.

Já a partir do Programa Empresa Amiga da Criança, a organização engaja o setor empresarial para o estímulo à responsabilidade social corporativa com foco na infância e adolescência e reconhece empresas que realizam ações em prol de crianças e adolescentes. Com a iniciativa, a Fundação Abrinq ajuda instituições privadas a desenvolverem programas que estimulam o aprendizado e a capacitação profissional, por exemplo.

O apoio de todos é muito importante para o combate contra o trabalho infantil, pois esse é um problema que impacta negativamente milhões de crianças e adolescentes no Brasil. De acordo com dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 1,7 milhão de pessoas se encontram em situação de trabalho infantil.

Faça uma doação e transforme vidas!

Fonte: Fundação Abrinq