Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA - Casa de Passagem Pe. José María Vélaz, SJ, celebra dois anos de atuação

not 20 04 2023 3

No último dia 07 de junho, a Fundação Fé e Alegria comemorou dois anos da Casa de Passagem Pe. José María Vélaz, SJ, em Boa Vista (RR). A celebração foi realizada em evento na própria unidade, com as famílias beneficiadas e parceiros locais.

Desde 2021, a Casa de Passagem já acolheu mais de 400 pessoas, de famílias de migrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade que esperam o processo de interiorização – estratégia coordenada pelo Governo Federal para a realocação voluntária dessas pessoas, a partir de Roraima, em estados brasileiros com mais oportunidades de integração socioeconômica. Os atendidos ficam na Casa de Passagem por um período máximo de 60 dias, até estarem prontos para seguir para seu novo local de moradia.

O coordenador de serviços da Casa, Fagner de Almeida, explica que a unidade tem capacidade para acolher até 131 pessoas, e costuma abrigar cerca de cinco famílias simultaneamente. “Acolhemos diversas configurações familiares, como casais com a mulher grávida ou avós com os netos”, conta. Na unidade, os migrantes recebem cinco refeições por dia e têm à disposição estrutura completa, com lavanderia, wi-fi e ar-condicionado. Durante a permanência, eles ainda colaboram com atividades da casa, como cozinhar, lavar, cuidar da horta e reciclagem.

Segundo José Romero Blanco, coordenador de projetos sociais de Fé e Alegria em Roraima, a Casa de Passagem é mais do que um lar temporário para esses migrantes. “Aqui eles têm um local limpo e seguro, onde descansar, dormir, retomar as forças e continuar o caminho que têm pela frente, prontos para enfrentar o desafio da interiorização com maior força, ânimo e esperança”, ressalta.

Ao longo da estadia, os acolhidos têm ainda aulas de português e participam de atividades socioeducativas, como palestras sobre cuidados com a saúde e orientações sobre direitos e deveres de acordo com a legislação brasileira.

Fonte: Fundação Fé e Alegria