Notícias das Associadas

FEALQ Think & Drink: professora Connie McManus fala sobre ciência e políticas públicas

not 28 06 2023 1

Referência quando o assunto é produção científica, em âmbito nacional e internacional, a professora e pesquisadora Connie McManus foi a convidada especial da 7ª edição do Fealq Think & Drink, realizada no dia 20 de junho. Com conteúdo exclusivo elaborado para o evento, ela falou sobre o uso da ciência na construção de políticas públicas, gerando ricas reflexões entre os participantes. A palestra foi gravada e será disponibilizada, em breve, nos canais da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq). O próximo encontro é no dia 8 de agosto, a partir das 18h30.

Docente titular da Universidade de Brasília (UnB), com bolsa de produtividade em pesquisa 1A, e honrada em 2022 com a Cátedra Paschoal Senise da Universidade de São Paulo (USP), Connie apresentou dados sobre o impacto da pesquisa no Brasil, seu panorama atual e desafios, ressaltando a importância de se saber comunicar o conhecimento para a sociedade.

“É fato que temos produzido estudos para melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas ainda precisamos superar questões políticas, religiosas e ideológicas. Tão importante quanto mostrar o que foi feito é explicar como esse conhecimento pode impactar a sociedade”, afirma.

Um dos principais desafios, segundo a pesquisadora, é alinhar ciência com os resultados esperados em termos políticos. “A ciência faz parte do processo político e nós, enquanto cientistas, precisamos colocar em prática ações que aumentem a visibilidade do que estamos fazendo para que esse conhecimento seja usado para mudanças efetivas nas mais diversas áreas.”

Entre os dados apresentados por ela, chama a atenção o fato de, no Brasil, menos de 4% do que é produzido em pesquisa nas universidades ser usado para políticas públicas. Por outro lado, quando utilizado, esse valor de impacto é multiplicado por até 40%.

Nascida na Irlanda e naturalizada brasileira, Connie conta com uma rede de colaboradores de mais de 700 pessoas em publicações nacionais e internacionais, além de ser revisora de 38 revistas e em 11 agências de fomento. Publicou mais de 400 artigos em periódicos com corpo editorial, 26 capítulos de livro e 550 resumos em congressos.

Atualmente, é gerente de relações internacionais na Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), tendo sido também diretora de Relações Internacionais da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), de 2016 a 2019. É, ainda, membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Mundial de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento e Comendadora da Ordem Nacional de Mérito Científico.

Graduada em ciências agrárias pela University College Dublin, Connie é mestre em genética e reprodução animal pela Universidade de Edimburgo e doutora pela Universidade de Oxford, com pós-doutorado pela Universidade de Sidney.

EDITORA FEALQ – Durante a 7ª edição do Fealq Think & Drink, foram apresentados os três lançamentos mais recentes da Editora Fealq: Protocolo de Priorização de Áreas para Prevenir a Ocorrência da Febre Maculosa Brasileira, Fundamentos de Drenagem Agrícola e Aguardente de Cana-de-Açúcar.


EVENTO – O Fealq Think & Drink é um evento voltado exclusivamente a coordenadores de projetos realizados junto à Fundação, que tem como objetivo proporcionar um ambiente de diálogo e aproximação para reflexão de temas em torno do ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Fonte: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiróz – FEALQ