Notícias das Associadas

FÉ E ALEGRIA - Projeto Catavento: inclusão e desenvolvimento de 70 crianças e adolescentes em Recife

not 28 06 2023 4

Realizado pela unidade de Fé e Alegria em Recife (PE), com a parceria da Rede D’Or e do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica Recife), o Projeto Catavento começou suas atividades no final de maio. O Projeto faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferecido pela unidade e atende 70 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, de escolas da rede pública, durante o contraturno escolar.

As turmas participam de oficinas de arte, teatro e esportes. Entre as atividades realizadas estão parcerias com comunidades educativas de escolas da rede pública de ensino, intervenções na escola, visitas a espaços externos e trabalhos relacionados a valores humanos. “Não é a arte pela arte ou o teatro pelo teatro. É para que eles possam se desenvolver humanamente”, explica a coordenadora da unidade, Catarina de Santana Silva.

Dessa forma, as atividades têm o objetivo de contribuir para a inclusão e promoção social dessas crianças e adolescentes. O resultado, segundo Catarina, pode ser observado a partir da construção de novos conhecimentos e mudanças de atitudes no dia a dia dos participantes, como o desenvolvimento dos valores, do empoderamento e das habilidades de cada um. “Eles passam a perceber que têm um papel importante na sociedade”, ressalta. É possível observar, ainda, uma importante mudança de postura em relação à autoestima, à equidade de gênero, à cultura de paz, à educação não violenta e à valorização da cultura e da arte que eles mesmos produzem.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atua na prevenção de situações de risco social, na permanência do indivíduo no sistema educacional e no fortalecimento das relações familiares, sociais e comunitárias. Por meio do trabalho, o atendido passa a se entender como sujeito de direitos e se torna o protagonista de sua própria história, despertando sua compreensão crítica da realidade social e do mundo moderno e sua capacidade de transformar os ambientes em que atua.

Fonte: Fundação Fé e Alegria