Notícias das Associadas

FUNDAG - Instituto Agronômico de Campinas chega aos 136 anos como referência nacional

not 30 06 2023 2
O IAC é importantíssimo para que Campinas se tornasse o que é hoje, destacou Dário Saadi. Foto: Eduardo Lopes

Prefeito participou da celebração da data. Evento teve assinatura de acordos e de parceria com instituição de ensino local para criação de novo curso

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou da comemoração ao aniversário de 136 anos do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, na sede do Instituto, que é uma referência nacional de pesquisa e desenvolvimento na área. Como parte das festividades, houve a assinatura de acordo de cooperação com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, Coordenadora de Assistência Técnica Integral (Cati), Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) Regional e Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag). Também foi firmada parceria entre o IAC e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas para criação de um novo curso de Engenharia Agronômica na Universidade.

Ainda dentro das comemorações pelo aniversário do Instituto foi entregue o Prêmio IAC 2023, um reconhecimento ao mérito científico e ao desempenho profissional de destaque na agricultura paulista e nacional.

Em seu discurso, o prefeito Dário Saadi ressaltou o papel do IAC para que a cidade alcançasse projeção na economia nacional. “O IAC é importantíssimo para que Campinas se tornasse o que é hoje. Comemorar os 136 anos do IAC com todas essas parcerias, principalmente com a PUC-Campinas, é realmente um avanço muito importante. O IAC mostra que preserva seu passado, tem orgulho de sua história, mas que constrói seu futuro com essas ações e parcerias”, destacou.

Durante a solenidade, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Júlio Junqueira de Queiroz, destacou a vocação do País para o agronegócio e a importância do investimento em pesquisa. “O Brasil será imbatível na produção de alimentos e conservação do meio ambiente. Temos a missão de fazer com que as coisas andem rápido e que o produtor possa produzir muito melhor, com mais objetividade e com o trabalho de vocês na pesquisa para ajudar com que isso aconteça”, disse dirigindo-se aos pesquisadores do Instituto.

Segundo o diretor-geral do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell, os acordos permitem fazer novos arranjos para as pesquisas do Instituto, que tem eu seu DNA o melhoramento de plantas. Ele lembrou que o desenvolvimento agrícola do Brasil era uma repetição do que havia em outros países e, a partir da criação do IAC, passou-se a “desenvolver seleção local, o que mudou totalmente o contexto e oportunidades para o agro nacional e a produção mundial brasileira”.

Também participaram do evento, o reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi; o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Carlos Nabil Ghobril; e o ex-secretário e ex-ministro de Agricultura, Luis Carlos Guedes Pinto, além de pesquisadores da IAC.

Acesse aqui as imagens desta matéria em alta resolução

Fonte: Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola – FUNDAG