Notícias das Associadas

FIDI participa do Fórum Saúde Digital e destaca a importância da telemedicina e da telerradiologia

not 30 06 2023 1

A FIDI marcou presença na 14ª edição do Fórum Saúde Digital, contribuindo para o debate sobre “Telemedicina, um setor em construção”. Neste evento, o Dr. Luís Tibana, superintendente médico da FIDI, juntamente com o Dr. Caio Soares, diretor médico na Teladoc Health, e Thiago Liguori, diretor da Pipo Saúde, discutiram a importância da telemedicina na atualidade e as contribuições essenciais da telerradiologia nesse processo inovador.

A importância da telemedicina na atualidade

A telemedicina tem se destacado como uma ferramenta crucial para superar desafios no setor da saúde, como a distância geográfica e a falta de acesso a especialistas. No Fórum Saúde Digital, os especialistas enfatizaram como a telemedicina tem possibilitado um atendimento médico ágil e eficiente, permitindo que pacientes tenham acesso a cuidados de qualidade, independentemente da localização.

As contribuições da telerradiologia

Uma das partes fundamentais dessa discussão foi a telerradiologia, que desempenha um papel vital no diagnóstico e tratamento à distância. A telerradiologia permite que exames de imagem sejam avaliados por radiologistas especializados em qualquer lugar do mundo. Com isso, é possível obter laudos precisos e rápidos, garantindo um cuidado eficaz aos pacientes e facilitando a tomada de decisões clínicas.

A FIDI é uma das instituições pioneiras da telerradiologia no Brasil ao implementar uma central de laudos com planejamento rigoroso. O seu funcionamento é acompanhado da análise e do aprimoramento constante das performances dos equipamentos, sistemas, qualidade das imagens, padronização dos processos e do próprio corpo clínico especializado.

Benefícios e desafios das tecnologias inovadoras

Durante o debate, foram explorados tanto os benefícios quanto os desafios dessas tecnologias inovadoras. Entre os benefícios, destacam-se a agilidade no atendimento, a ampliação do acesso a serviços médicos especializados, a redução de custos e a possibilidade de monitoramento remoto. Também foram debatidos desafios como a necessidade de uma regulamentação adequada, a garantia da segurança e privacidade dos dados e a adaptação dos profissionais de saúde a essa nova forma de prática médica.

A participação da FIDI no Fórum Saúde Digital reforçou seu compromisso em contribuir para o avanço da telemedicina e da telerradiologia. Essas tecnologias têm o potencial de revolucionar a área da saúde, possibilitando um atendimento mais acessível, eficiente e preciso. A FIDI continua empenhada para oferecer serviços de qualidade, buscando sempre o aprimoramento dos cuidados com a saúde e o bem-estar dos pacientes.

Fonte: FIDI