Notícias das Associadas

AICHE FEI busca por novos títulos na competição nacional BRAZIL STUDENT REGIONAL CONFERECE (2023 BSRC)

not 28 07 2023 2

Capítulo Estudantil da FEI participará de disputas nas categorias de Poster Competition, Chem-E-Car Competition e Chem-E-Jeopardy

Um novo desafio começa para a equipe AIChE FEI. Entre os dias 24 e 28 de julho, os alunos integrantes do Capítulo Estudantil da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) participarão da Brazil Student Regional Conferece (2023 BSRC), competição nacional do AIChE (do inglês American Institute of Chemical Enginners) que, neste ano, será sediada na UFRJ, no Rio de Janeiro.

Nesta etapa, os alunos enfrentarão outras 10 equipes brasileiras em quatro categorias diferentes, sendo elas “Paper Competition”, com apresentações de artigos acadêmicos; “Poster Competition”, com apresentações de resultados em pesquisas acadêmicas; “Chem-E-Car Competition”, em que os alunos precisam construir um carro movido a energia de fonte química e; “Chem-E-Jeopardy”, uma competição de perguntas e respostas, baseada no programa americano “Jeopardy!”.

Para participar na categoria da Chem-E-Car, a equipe AIChE FEI apresentará os carros “Saboínha 5.0 e 6.0”. O primeiro, teve o design inspirado no filme Jurassic Park e como diferencial, apresenta um sistema de suspensão novo e sistema automático de parada. Já o “Saboínha 6.0” teve o design inspirado no carro popular brasileiro “Saveiro” e também apresenta um sistema automático de parada. Ambos tiveram o nome inspirado no fundador da FEI, Pe. Sabóia de Medeiros S.J., e são movidos por uma fonte de energia química. Na competição, eles precisam se movimentar de 15 a 30 metros, de forma segura e parar o mais próximo possível da marca determinada pela organização.

História marcada por conquistas

O AIChE FEI está entre os projetos acadêmicos mais recentes da FEI. O Capítulo Estudantil foi fundado em setembro de 2019, sendo o 12º a surgir no Brasil e o segundo no Estado de São Paulo. Atualmente, o País conta com 14 capítulos existentes entre as instituições de ensino superior. Desde a sua fundação, o AIChE FEI faz parte do grupo seleto de IES do AIChE (American Institute of Chemical Engeneers), a maior instituição de engenheiros químicos do mundo, que tem como principal foco desenvolver trabalhos, pesquisas e projetos de cunho acadêmico, social e profissional para competições regionais, nacionais e internacionais.

Com apenas três anos de existência, o AIChE FEI já acumula posições de destaque e permanece com força para conquistar muito mais. Em seu histórico, o Capítulo Estudantil da FEI já conquistou dois Outstanding Student Chapter Award (2019-2020 e 2021-2022), além de ser tricampeão brasileiro da Chem-E Car Competition (2020, 2021 e 2022) nas três Brazilian Student Regional Conference (BSRC) realizadas no Brasil.

Fonte: FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros)