Notícias das Associadas

FFM - Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP completa 70 anos de fundação

not 28 07 2023 3
Foto: Núcleo de Comunicação Institucional do HCFMUSP

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP (IOT) completa 70 anos no domingo (31/7). A história do Instituto tem início na década de 40. Uma epidemia de poliomielite (paralisia infantil) acometia inúmeras crianças, não poupando nem mesmo o filho do então Presidente Getúlio Vargas, que faleceu vítima da doença.

Vargas atendeu ao pedido do Professor Francisco Elias Godoy Moreira, idealizador do Instituto, e autorizou a construção de um hospital para o tratamento da poliomielite.

As obras foram iniciadas em 1944 e, em 31 de julho de 1953, ocorreu a inauguração oficial e mudança da Clínica Ortopédica e Traumatológica do Hospital das Clínicas para um prédio próprio, de 10 andares e um anexo de três andares.
A nova casa, durante a fase aguda da Paralisia Infantil, contava com 50 leitos e era equipada com pulmões de aço, necessários ao tratamento dos pacientes com complicações respiratórias.

Com a erradicação da doença, o hospital foi mudando seu perfil e se adaptando às necessidades da cidade que não parava de crescer. O IOT passou a ser utilizado para o atendimento, a pesquisa e o ensino de outras importantes afecções ortopédicas.

Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional do HCFMUSP - Fundação Faculdade de Medicina