Notícias das Associadas

FUNDAG - Expocitros Tech MAPA Conecta recebe inscrições até 15 de agosto

eve 02 08 2023 1

Estratégia visa selecionar projetos e soluções para a citricultura. Participação é gratuita.

Profissionais com projetos, propostas e soluções para o setor citrícola têm até 15 de agosto de 2023 para se inscrever na segunda edição do Expocitros Tech MAPA Conecta, desafio de Agtechs que reunirá as melhores soluções para os gargalos da citricultura nacional. Esta ação está sob a organização do Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” do Instituto Agronômico (IAC-APTA) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), com apoio do Agrifutura Citros, Hub Cordeirópolis e da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag). Os projetos selecionados em quatro áreas estratégicas e indicadas pelo setor serão apresentados a uma carteira de investidores de posse do MAPA. A participação é gratuita e interessados de todo o Brasil podem ser inscrever no site https://www.expocitros.com.br/expocitros-tech/, preenchendo o formulário disponível.

O objetivo do EXPOCITROSTECH MAPA CONECTA é reunir, compartilhar e divulgar soluções tecnológicas selecionadas sob medida para as necessidades do setor citrícola. A estratégia visa ainda conectar investidores e aceleradoras do ecossistema de inovação brasileiro, além de proporcionar o espaço para networking, visibilidade e oportunidades de negócios.

“Esta iniciativa reunirá as melhores soluções para os desafios da citricultura brasileira, compartilhando e divulgando ideias de quem faz a diferença. Com o Expocitros Tech, o Centro de Citricultura IAC promove um ambiente de inovação requerido para a continuidade do protagonismo da atividade na agricultura nacional”, comenta Dirceu de Mattos Jr., pesquisador e diretor do Centro de Citricultura IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

A ação é realizada no formato de desafio de Agtechs, que devem trazer soluções para as questões apontadas por representantes da citricultura e formadores de opinião deste segmento. As áreas estratégicas indicadas são: biosoluções para tratamento fitossanitário e fertilidade do solo; drones para gestão da lavoura/produção, incluindo sensoriamento, estimativas de safra, tamanho de frutos; pulverizações e consoles localizados; inteligência digital/aplicativos para rastrear processos e apoiar a tomada de decisões agronômicas e agroindustriais e certificação do produto em mercados mundiais e de créditos de carbono; robotização/automação e automação da colheita.

Os participantes devem escolher uma das três modalidades para fazer a inscrição: Ideação, Operação e Tração/Escala. A avaliação será feita por bancas multidisciplinares, formadas por especialistas do governo, incluindo o IAC e universidades, da sociedade civil e outros stakeholders do setor. A seleção será realizada em três etapas: pré-qualificação em 15 de setembro, atividades interativas em 22 de setembro, pitch e premiação final em 06 de outubro.

As startups pré-selecionadas terão um espaço interativo em evento específico a ser realizado no Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” do Instituto Agronômico, em Cordeirópolis, em 22 de setembro próximo. “Será uma ótima oportunidade para conexão com o ecossistema e apresentação da solução para público do evento”, comenta Mattos Jr.

A avaliação dos projetos será feita com base nos seguintes critérios: nível de relevância do problema e solução propostos; nível de usabilidade/aplicabilidade da solução; nível de inovação - ineditismo da solução proposta e nível de experiência da startup em inovação da cadeia de produção de citros.

“Foram considerados temas relevantes da citricultura em busca de soluções. O edital chama projetos que podem ampliar o nosso braço de colaboração. A ideia é: ‘existe uma dor, o setor falou que a solução para essa dor é interessante e o Ministério pega essa proposta e apresenta a investidores. Assim virá uma solução, um negócio lá na frente”, comenta o diretor do Centro de Citricultura IAC.

Por Carla Gomes (MTb 28156) – Jornalista científica, Assessora de Comunicação IAC

Fonte: Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag)