Notícias das Associadas

Fealq - Conselho Curador e Fiscal da Fealq elege os seus presidentes para o período 2023-2025

not 02 08 2023 6

Manoel Elpidio Pereira de Queiroz assume a presidência do Conselho Curador, enquanto Heitor Luis Gut Gastaldi é o novo presidente do Conselho Fiscal

A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) realizou a eleição para os cargos de presidente do Conselho Fiscal e Conselho Curador para a gestão 2023-2025. A definição dos nomes ocorreu em reuniões híbridas (presencial/online) nos dias 13 de julho (Conselho Fiscal) e 14 de julho (Conselho Curador), organizada na própria sede da fundação em Piracicaba (SP).

O conselheiro Manoel Elpidio Pereira de Queiroz foi eleito presidente do Conselho Curador. Para a presidência do Conselho Fiscal, foi escolhido o conselheiro Heitor Luis Gut Gastaldi. Ainda durante a reunião do Conselho Curador, também foi oficializada a entrada do Professor Doutor Antonio Vargas de Oliveira Figueira, do CENA/USP, que substitui o conselheiro Hudson Wallace Pereira de Carvalho, que oficializou sua saída para um período de atividades no exterior.

Dentro da estrutura administrativa da Fealq, o Conselho Curador é um órgão soberano e deliberativo, sendo composto por sete membros. Entre as suas atribuições, está a de aprovação do plano de trabalho e orçamento da fundação para o início de cada exercício. Já o Conselho Fiscal é um órgão de controle interno, formado por três integrantes eleitos.

Perfil dos novos presidentes – Manoel Pereira de Queiroz, novo presidente do Conselho Curador, é engenheiro agrônomo pela Esalq/USP (F86), superintendente de Agronegócio do Banco Alfa de Investimentos. Também é membro do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp (Cosag), do Conselho Consultivo da Associação de Ex-Alunos da Esalq (Adealq) e sócio do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Já Heitor Luis Gut Gastaldi, à frente do Conselho Fiscal, é engenheiro agrônomo pela Esalq/USP e mestre em Economia pelo Insper. Tem 15 anos de experiência profissional, atuando principalmente na área financeira. Trabalhou durante 10 anos na Brookfield Brasil, subsidiária da canadense Brookfield Asset Management, onde dedicou-se à área de fusão e aquisição de ativos florestais. Atualmente é gerente de Planejamento Financeiro e RI na NTS, empresa de transporte dutoviário de gás natural também controlada pelo grupo Brookfield.

Composição – Além do seu presidente, o Conselho Curador é composto pelos conselheiros: Maurício Lemos Mendes da Silva; Antonio Vargas de Oliveira Figueira; Júlio de Toledo Piza; Lilian Amorim; Paulo Rodrigues e Roberto Sartori Filho. No caso do Conselho Fiscal, sua composição atual conta com os conselheiros Marcos Kamogawa e Roberto Arruda de Souza Lima, além do atual presidente eleito.