Notícias das Associadas

FFM - Método da Clínica Obstétrica do HCFMUSP é premiado em congresso no Canadá

not 09 08 2023 1
Foto: DCStudio/Freepik

O estudo “Escore de risco de tromboembolismo venoso durante a hospitalização na gravidez: resultados de 10.694 avaliações prospectivas em um ensaio clínico”, de autoria da Clínica Obstétrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, foi premiado pela International Society for Thrombosis and Haemostasis, durante o congresso realizado em Montreal, Canadá, no mês de junho.

O tromboembolismo venoso(TEV) compreende trombose venosa profunda e embolia pulmonar. A incidência de TEV é de 1 por 1000 na população GESTANTES. Os fatores de risco na gestação são: idade materna, multiparidade, obesidade, infecções graves, gestações múltiplas e câncer.

O anúncio da premiação foi feito pela médica obstetra Drª. Venina Barros, coordenadora do Protocolo TEV da Clínica Obstétrica. O método zerou a mortalidade materna por tromboembolismo venoso (TEV), durante a hospitalização e em até três meses após o parto, feito inédito nunca antes registrado num hospital público do país.

Ele consiste na aplicação de um protocolo, baseado em um escore de risco de TEV do HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FMUSP para todas as gestantes hospitalizadas para a prevenção de morte materna por tromboembolismo venoso.
A eficácia do escore foi acusada em 10.694 casos (7.212 gestantes), dos quais 15,2% (1.626 pacientes) tinham ALTO RISCO de desenvolver TEV e 84,8% (6.212 pacientes) foram classificadas de BAIXO risco.

Medidas de intervenção preventiva, com tratamento medicamentoso ou mecânico, logo após a triagem, foram primordiais para um desfecho bem-sucedido. Nenhuma paciente morreu de tromboembolismo venoso e a intervenção reduziu o risco de TEV em 87% dos casos.

Diante dos resultados positivos, os autores atestam que o protocolo é eficaz em reduzir a incidência global de TEV em 87% NO GRUPO DE alto risco (escore ≥ 3), sabendo que o risco de TEV neste grupo é superior a 3%.

Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional do HCFMUSP - Fundação Faculdade de Medicina