Notícias das Associadas

FUNDAG pede apoio à Secretaria de Agricultura no âmbito do Programa de Monitoramento Agrometeorológico

not 14 08 2023 2
Foto: wirestock/Freepik

Entre as ações discutidas com o secretário de Agricultura, fundo requer suporte para instalação de estações meteorológicas no Estado de São Paulo

Ações que permitam um maior suporte do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDAG) ao programa de monitoramento agrometeorológico e preservação dos recursos hídricos foi um dos assuntos discutidos, nesta sexta-feira (04/08), na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

O secretário Antonio Junqueira recebeu o presidente do Fundag, Orivaldo Brunini, que pleiteia apoio da Secretaria de Agricultura para obter recursos com o objetivo de ampliar o monitoramento climático das regiões produtoras paulistas.

As estações meteorológicas fazem parte da Rede DataClima, que integra o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), da Secretaria de Agricultura. Por meio dela, são disponibilizados dados climáticos históricos do Instituto Agronômico (IAC) e informações on-line, que permitem monitorar fatores como chuva, geadas, umidade relativa do ar e temperatura.

Segundo Angélica Prela Pantano, pesquisadora do IAC, as estações meteorológicas captam informações sobre o tempo e esses dados são disponibilizados a população sem custo. “Qualquer produtor pode saber se sua região corre risco de incêndio, por exemplo, no período de seca”, explica Angelica.

O secretário Antonio Junqueira ressaltou a importância de ampliar as estações de monitoramento em todo o Estado e, principalmente, no litoral norte, região fortemente afetada pelas chuvas no início do ano. “A previsão meteorológica é uma das ferramentas mais importantes para a agricultura, para prever o plantio e a colheita. Precisamos valorizar e mostrar a importância desse recurso”, avalia Junqueira.

A pedido do secretário, uma nova reunião deve ser marcada em breve para que outras secretarias se mobilizem em prol do programa de monitoramento do Fundag. Hoje, também participaram da reunião o coordenador de Relações Institucionais da SAA, José Luís Fontes e Antoniane Arantes de Oliveira Roque, assessor da CATI.

Fonte: Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola – FUNDAG