Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO ABRINQ - Edital 2023 Programa Creche para Todas as Crianças: veja o andamento das reformas no Nordeste

not 14 08 2023 3b

No início do ano, a Fundação Abrinq lançou um edital para reformar 11 creches que oferecem atendimento gratuito para crianças no Nordeste, uma região com uma taxa de matrícula em creches de apenas 24,5% em 2022, segundo dados públicos. A iniciativa, que vai beneficiar 1.076 crianças, faz parte do Programa Creche para Todas as Crianças, que desde 2007 busca aumentar o acesso e assessorar a melhoria da qualidade do atendimento em unidades de educação infantil.

Para realizarem as obras, cada creche selecionada recebeu até R$ 50 mil a partir de uma parceria da Fundação Abrinq com a Fundação Salvador Arena. Além das reformas, as unidades de educação infantil contempladas com a ação também receberão um acervo pedagógico e formações para seus educadores, com o objetivo de aprimorarem ainda mais seus atendimentos.

Aline Rodrigues, coordenadora na creche Escola Rainha da Paz, conta que a experiência tem sido incrível e que estão todos muito entusiasmados com a oportunidade. “A construção da brinquedoteca multifuncional, que era um sonho para o nosso espaço, abrirá um mundo de novas oportunidades de aprendizado para as crianças”, explica.

Já para Eliana Rocha Freitas, coordenadora na creche Regina de Fátima, a reforma da unidade vai garantir segurança para as crianças. “A comunidade possui muita violência e a reforma irá proporcionar um espaço acolhedor e apropriado para elas”, relata.

As creches têm até o final do ano para completarem as suas obras, que já iniciaram e têm apresentado resultados perceptíveis. Confira abaixo o andamento em cada uma das unidades de educação infantil selecionadas.

Centro de Educação Infantil Bom Pastor

Unidade que atende 60 crianças e está localizada no município de Abreu e Lima – PE. Já foi realizada a instalação de forro na cozinha, com início da readequação do espaço do brincar e revestimento na lavanderia. Para as próximas etapas será realizada a reforma da cozinha, os reparos na lavanderia e a finalização da área do brincar.

Clube de Mães Maria de Fátima Caldas

Situada em São Luís – MA, a creche atende 106 crianças. Já revestiu as paredes das salas, instalou forro de PVC e começou o revestimento do piso e das paredes da área da brinquedoteca. Serão realizadas, como próximos passos, a troca de pisos do corredor e do refeitório e a pintura da unidade.

Creche Escola ABC Infantil

Atendendo 140 crianças, a creche está localizada na região metropolitana de Fortaleza – CE. Atualmente, já foi realizada a instalação do revestimento nas paredes das salas de aula, na parte externa e no corredor e a instalação de toldos. Os próximos passos serão a instalação do forro, reforma dos banheiros e adequação da área externa.

Creche Escola Comunitária Nosso Sonho

Nesta creche situada em Salvador – BA e que atende 202 crianças, já foi realizada a construção do banheiro adulto e começaram a adequação do banheiro infantil. Para as próximas etapas serão realizados o revestimento nas paredes das salas, a reforma da cozinha e a pintura da unidade, além do revestimento do rol de entrada.

Creche Escola Rainha da Paz

A unidade atende 76 crianças, está situada em Fortaleza – CE e já realizou o alinhamento da parede lateral, o madeiramento para adequação do forro, a troca do telhado e as adequações nas paredes. Como próximos passos, realizará a finalização da parte elétrica, pintura e adequação de mobiliário.

Creche Regina de Fátima

A creche está localizada em Fortaleza – CE e atende 76 crianças. A unidade já realizou até o momento a construção do muro com gradil e troca do portão. As adequações dos banheiros estão em andamento. Será concluída a parte lateral com finalização de reboco e pintura, sendo que a instalação de forro e pintura são os próximos passos.

Escola Comunitária Batista Kerygma

Nesta unidade localizada em São Luís – MA e que atende 133 crianças, houve a instalação de vigas e o levantamento da estrutura para a construção das salas de aula, bem como a escada de acesso ao piso superior da edícula da unidade.

Unidade Nova Semente – Conviver e Crescer

A creche atende 86 crianças e está situada no município de Petrolina – PE. No local do refeitório foi construída uma parede para instalação da cozinha e estão sendo realizadas adequações. Na cobertura na área externa foi realizado o madeiramento e a instalação das telhas. Os próximos passos serão o reboco da parede da cozinha, a finalização do refeitório e a pintura de piso, dos muros e das paredes.

Unidade Nova Semente – Luiz Saturnino de Lima

Também localizada em Petrolina – PE, esta unidade atende 78 crianças e já realizou a instalação de madeiramento na parte lateral da creche para colocação do telhado e a construção de uma sala de aula. Os próximos passos serão o reboco, a parte elétrica, a pintura da sala de aula e a finalização da instalação do telhado.

Unidade Nova Semente – Professora Isabel Cristina

Nesta creche de Petrolina – PE que atende 75 crianças, foi realizada a instalação do telhado na área externa destinada ao banho, uma elevação no piso das entradas das portas das salas de aula para conter a água das chuvas, a instalação de revestimento e piso de uma sala de aula e em uma dispensa, além de ter sido iniciada a adequação do esgoto. No planejamento dos próximos passos, será feita a colocação de piso, a adequação do espaço de higienização e pintura.

Unidade Nova Semente – Tia Mônica

Esta creche que atende 117 crianças em Petrolina – PE já realizou a aplicação de revestimento e piso na sala de aula, sendo que o revestimento na cozinha e no refeitório estão em andamento. Para as próximas etapas, irão finalizar a adequação do refeitório e da cozinha realizando acabamento e a pintura da instituição.

“Estamos muito felizes por poder contar mais um ano com o apoio da Fundação Salvador Arena. Temos certeza que as mais de mil crianças que serão beneficiadas com as reformas também são muito gratas por este gesto de carinho e compaixão feito pela organização”, afirma Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Leia outras notícias como esta:

Fundação Abrinq beneficia milhares de crianças com doação de parquinhos para creches no Nordeste

Fundação Abrinq e Fundação Salvador Arena concluem reformas de creches no Nordeste

Fonte: Fundação Abrinq