Notícias da APF

Secretário de Desenvolvimento Social participa do 9º Encontro Paulista de Fundações

O evento promovido pela Associação Paulista de Fundações teve como tema “30 anos de Democracia - As novas demandas sociais e sua relação com o 3º setor”


not 3 09 2015 1f


Na manhã desta quarta-feira (02), o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, participou da abertura do 9º Encontro Paulista de Fundações. Realizado pela Associação Paulista de Fundações (APF) no Espaço Sociocultural CIEE, o evento reuniu representantes de todos os segmentos para discutir os “30 anos de Democracia – As novas demandas sociais e sua relação com o 3º setor”.

Questões tributárias sobre investimentos sociais em tempos de crise, a percepção dos brasileiros quanto à atuação e importância das fundações e associações e o novo marco regulatório sobre a relação entre o Poder Público e as entidades do Terceiro Setor, foram os principais temas tratados durante o Encontro.

Segundo a presidente da APF, Dora Silvia Cunha Bueno, o tema escolhido para 2015 deu a exata dimensão dos desafios que o setor tem pela frente. “Três décadas depois de reconquistarmos os direitos políticos e a plena cidadania, está na hora de avançarmos para uma sociedade que pensa mais em crescimento econômico sustentável e justiça social. Momento de crise, como o que passamos agora, aumenta ainda mais essa necessidade. Nesse sentido, o trabalho das Fundações e Organizações da Sociedade Civil, dedicadas ao bem comum, são fundamentais”, disse.

O secretário Floriano parabenizou a APF pela promoção do evento e por trazer temas tão importantes para discussão, principalmente em uma época de profundas transformações no País. Ele falou sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), instituído há dez anos e que trouxe grandes avanços para a área com uma política mais articulada, regrada e com fontes de financiamento mais transparentes. Ele também comentou sobre a implantação da maior rede de Proteção Social na cidade de São Paulo, realizada em sua gestão como secretário municipal, que ampliou os convênios com o 3º setor e proporcionou a maior oferta de serviço público não-governamental no Brasil. “São exemplos que mostram como o governador Geraldo Alckmin entende o 3º setor: verdadeiros parceiros no trabalho pelo desenvolvimento social”, afirmou.

O evento apresentou quatro painéis de debate, além da entrega do Prêmio Pedro Kassab (PPK) deste ano, que reconhece as melhores iniciativas ligadas à defesa do saber, da ética, da liberdade individual e do bem comum. A edição 2015 premiou o professor doutor Fernando Henrique Cardoso na categoria Pessoa Física, e a Fundação Antonio Prudente (A.C. Camargo Câncer Center), na categoria Pessoa Jurídica.


9º Encontro Paulista de Fundações



9º Encontro Paulista de Fundações



9º Encontro Paulista de Fundações


Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social