Notícias da APF

15º Encontro Paulista de Fundações trará reflexões sobre o “S” do ESG


15º Encontro Paulista de Fundações trará reflexões sobre o “S” do ESG


O evento, que acontecerá no próximo dia 23, também apresentará o Prêmio APF Inspiradores Pedro Kassab - Edição 2023

No próximo dia 23, acontecerá o 15º Encontro Paulista de Fundações, com a entrega do Prêmio APF Inspiradores Pedro Kassab - Edição 2023, promovidos pela Associação Paulista de Fundações (APF). O evento, que será realizado nos estúdios da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura, será transmitido ao vivo no YouTube, pelo canal da TV Cultura, às 14h30.

O tema central do evento provocará reflexões acerca do tema “O ‘S’ do ESG - O Crédito Social é uma oportunidade?” e contará com a participação de renomados especialistas, incluindo Alexandre Furtado, diretor de Mercados, Relações e Sustentabilidade da Grant Thornton Brasil e criador do Crédito Social; Alexandre di Miceli, professor do MPA da FECAP; Victor Graça, executive manager da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente; e Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto Social do iFood.

Ainda na ocasião, será apresentado o Prêmio APF Inspiradores - Pedro Kassab - Edição 2023. Na categoria Pessoa Física, Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta e do PretaHub, plataforma de apoio a empreendedores negros, receberá a premiação.

Na categoria Pessoa Jurídica, o prêmio será entregue ao Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, que há anos promove a inclusão por meio de projetos artísticos, sociais e esportivos para pessoas com deficiência intelectual.

Veja mais informações sobre o evento aqui.


Sobre o Encontro Paulista de Fundações

A Associação Paulista de Fundações (APF) promove anualmente um evento de grande relevância: o Encontro Paulista de Fundações. Em sua 15ª edição, o encontro se destaca como um espaço para a troca de ideias e a busca por soluções que impulsionem o papel das fundações na sociedade.

Este evento é marcado não apenas pela sua periodicidade, mas também pela presença constante de personalidades inspiradoras, que contribuem para enriquecer as discussões e direcionar o caminho para um desenvolvimento mais efetivo do terceiro setor.

Ao longo de suas edições, o Encontro Paulista de Fundações abordou temas relevantes, tais como “Diversidade e inclusão na gestão do terceiro setor”; “Iniciativas impactantes na transformação social”; “Ética e integridade para um novo Brasil”, além do marco, à ocasião, de 30 anos da democracia, as novas demandas sociais e sua relação com o Terceiro Setor, entre
tantos outros.

Esse fórum anual não apenas se configura como um espaço de diálogo, mas também como um catalisador de reflexões e ações que visam fortalecer o papel das fundações na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A 15ª edição do Encontro Paulista de Fundações promete seguir essa tradição, proporcionando um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências, consolidando-se como um instrumento fundamental para o aprimoramento contínuo do terceiro setor.


“O ‘S’ do ESG - O Crédito Social é uma oportunidade?”

No universo do ESG, que abrange critérios Ambientais, Sociais e de Governança, o “S” ganha destaque, delineando o compromisso das empresas com a responsabilidade social. Questões como diversidade, inclusão e direitos humanos tornam-se fundamentais, transcendendo números e impulsionando ambientes de trabalho mais inclusivos.

O Crédito Social, sistema de pontuação avaliando condutas cotidianas, desperta discussões sobre sua implementação em governos e instituições financeiras. Embora promova comportamento positivo, surgem debates sobre privacidade e possíveis discriminações, levantando questões sobre seu papel além das finanças, influenciando elegibilidade em empregos e serviços.

No combate às mudanças climáticas, o crédito de carbono se destaca como uma ferramenta chave. Representando a redução de emissões, é negociável globalmente, impulsionando empresas a investirem em projetos sustentáveis. Este mecanismo não apenas compensa emissões, mas cria oportunidades econômicas, destacando a transição para práticas mais sustentáveis.

No 15º Encontro Paulista de Fundações, o tema do crédito social surge como protagonista, apontando para um potencial transformador para o terceiro setor. Alexandre Furtado, diretor de Mercados, Relações e Sustentabilidade da Grant Thornton Brasil e criador do Crédito Social, destaca que o“crédito social pode se tornar o instrumento financeiro principal de captação de recursos do terceiro setor sob a chancela da ONU no futuro”.

A APF desempenha um papel importante nesse contexto. Segundo Furtado, sua participação ativa, seja no 15º Encontro Paulista de Fundações ou no Prêmio APF Inspiradores – Pedro Kassab 2023, cria uma rede de apoio essencial. Segundo ele, isso visa transformar o crédito social em “um instrumento financeiro de fomento ao financiamento de projetos sociais no mundo, endossado pela ONU”.

Furtado ressalta que a discussão que será promovida no 15º Encontro Paulista de Fundações proporcionará uma visão aprofundada sobre o crédito social no Brasil e seu potencial de ser reconhecido globalmente pela ONU.

Diante da efetividade dos créditos de carbono, surge a pergunta: o crédito social pode ser uma saída para empresas e uma oportunidade para captação de recursos pelo terceiro setor? Acompanhe esse debate no 15º Encontro Paulista de Fundações e como essas iniciativas podem favorecer a sociedade como um todo.


Sobre o Prêmio

O Prêmio APF Inspiradores Pedro Kassab - Edição 2023, criado em 2010 pela APF, tem como objetivo reconhecer o mérito de indivíduos e organizações que se destacam nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, ciência e tecnologia, e meio ambiente. A premiação busca homenagear aqueles cujas iniciativas e ações contribuem significativamente para a promoção da dignidade humana, defesa do conhecimento, ética e bem comum.

O patrono do prêmio é o Dr. Pedro Salomão José Kassab. Médico formado em 1953, destacou-se não apenas na Medicina, mas também como educador, jornalista, e líder em diversas organizações. Além de sua atuação na Associação Paulista de Medicina e Associação Médica Brasileira, Pedro Kassab foi reconhecido pelo governo francês com a Legião de Honra por seu papel como Diretor-Geral do Liceu Pasteur por mais de 50 anos.

Sua dedicação à educação e profissão médica, e sua atuação em diversas fundações, universidades e entidades respeitadas marcaram sua carreira. Pedro Kassab, falecido em 2009, deixou um legado de contribuições significativas em prol do desenvolvimento social, refletido no Prêmio APF Inspiradores, que busca estimular futuros empreendedores e líderes sociais a dedicarem-se a causas de interesse público.


Ganhadores de 2023

Adriana Barbosa
PESSOA FÍSICA

Adriana Barbosa é fundadora da Feira Preta, o maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, e CEO do PretaHub, uma plataforma de apoio a empreendedores negros. Reconhecida internacionalmente, foi homenageada como uma das 51 mulheres negras mais influentes do mundo pelo Mipad em 2017 e nomeada uma das Inovadoras Sociais do Ano pelo Fórum Econômico Mundial em 2020.

A Feira Preta, criada em 2003, promove a cultura e o empreendedorismo negro no Brasil anualmente, com diversas atividades culturais. O PretaHub, fundado em 2015, oferece serviços como mentoria, treinamento e financiamento para empreendedores negros, visando criar uma nova geração de sucesso no Brasil. Adriana Barbosa é uma voz significativa no movimento negro brasileiro, inspirando empreendedores e contribuindo para transformar o cenário do empreendedorismo no país.


PESSOA JURÍDICA

Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK)O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK), fundado em 2007, é uma associação sem fins econômicos que promove projetos artísticos, sociais e esportivos para atender principalmente pessoas com deficiência intelectual em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Buscando a inclusão e rompendo barreiras de preconceito, o IOK utiliza a arte e o esporte como ferramentas para destacar a individualidade de cada indivíduo. Seus projetos, aprovados em leis de incentivo fiscal, beneficiaram cerca de 5 mil participantes ao longo dos últimos quinze anos, incluindo oficinas online durante a pandemia.

Além das oficinas esportivas e de artes, a instituição realiza pesquisas científicas que contribuem para o desenvolvimento de políticas públicas. Destaca-se também por ser a primeira a lançar uma ferramenta reconhecida pelo Inmetro e pela OEI para mensurar o aspecto social na sigla ESG, buscando promover práticas de governança corporativa mais humanizadas. Saiba mais sobre a atuação do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural em www.institutoolgakos.org.br.


Realização:
 Associação Paulista de Fundações (APF)