Notícias das Associadas

Estudo do A.C.Camargo Cancer Center aponta evolução na sobrevida de pacientes com metástase cerebral

not 19 03 2018 3A implementação e difusão de uma técnica de radioterapia cranial focal precisa que possibilita administração de uma alta dose de radiação restrita à lesão em fração única (radiocirurgia) ou poucas frações (radioterapia estereotática fracionada), assim como o aumento das opções de tratamento sistêmico (novas classes de quimioterapia, terapias-alvo e imunoterapia), são alguns dos avanços e inovações implementadas que podem explicar o incremento de duas a três vezes, em média, na sobrevida de pacientes que desenvolvem metástase cerebral em comparação com a década anterior. A conclusão é de estudo do Departamento de Radioterapia do A.C. Camargo Cancer Center que foi apresentado no Congresso Anual da Sociedade Americana de Rádio-Oncologia (ASTRO), no final de 2017, em San Diego, USA.

O trabalho comparou, retrospectivamente, os pacientes diagnosticados com metástase cerebral nos períodos de 2001 a 2003 e de 2011 a 2013. A maioria deles tinha como doença inicial tumores no pulmão (91 pessoas), na mama (69) e melanoma (33). Os pacientes foram divididos em dois períodos de análise com intervalo de dez anos e também por uma escala prognóstica que é definida por uma ferramenta que leva em conta o local do tumor primário e os fatores de risco de cada indivíduo, permitindo, assim, uma comparação entre grupos de pacientes com o mesmo prognóstico, tratados nos diferentes períodos.

Os pacientes com metástase cerebral de tumores surgidos na mama que foram diagnosticados entre 2001 e 2003 viveram de 10 a 11 meses, enquanto que os que tiveram a doença identificada uma década depois viveram de 20 a 34 meses. Nesses mesmos dois períodos, a sobrevida de pacientes com metástase cerebral de tumor primário no pulmão saltou de 3 a 8 meses para 14 a 24 meses, enquanto que naqueles com metástase de melanoma a sobrevida passou de 7 para 16 meses.

Conforme explica o radioterapeuta do A.C.Camargo Cancer Center, Douglas Guedes de Castro, um dos autores do trabalho, as metástases cerebrais são os tumores que mais acometem o sistema nervoso central. Isso ocorre, segundo o especialista, porque o cérebro é um dos principais locais para os quais se disseminam dois dos tumores mais incidentes na população brasileira, que são mama e pulmão. "Felizmente, como mostrou nosso estudo, os avanços no tratamento das metástases tem possibilitado o novo cenário, bem mais positivo, para esse grande número de pacientes", destaca.

O estudo contou também com a participação dos radioterapeutas do A.C.Camargo, Antônio Cássio Pellizzon (diretor), Maria Letícia Gobo Silva, José Victor Paixão, Michael Jenwei Chen, Ricardo César Fogaroli, Guilherme Gondim e Henderson Ramos.

Referência: The Shifting Landscape of Overall Survival in Patients With Brain Metastases in a 10-Year Timeframe. October 2017, International Journal of Radiation Oncology Biology Physics 99(2): E99.

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center

Referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center é um dos mais importantes centros especializados e integrados de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. A instituição provê assistência integrada, de alta complexidade, humanizada e centrada nas necessidades e segurança dos pacientes, em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação.

No A.C.Camargo, médicos e cientistas atuam em conjunto no desenvolvimento de pesquisas que serão aplicadas no futuro da oncologia, resultando nas melhores alternativas terapêuticas e, consequentemente, no aumento dos índices de cura e de sobrevida do paciente. No Ensino, é a principal Instituição formadora de especialistas, residentes, mestres e doutores em oncologia do país, aptos a compartilhar o conhecimento e atuar no combate ao câncer em benefício de toda a sociedade.

Fonte: A.C.Camargo