Notícias das Associadas

A.C.Camargo oferece visita guiada a radioterapia para desmistificar o tratamento

not 08 05 2019 1

No Radiotour, pacientes e acompanhantes esclarecem dúvidas sobre a terapia e conhecem as etapas do tratamento

No A.C.Camargo, praticamos a empatia em tudo o que fazemos. Pensando nisso, para trazer mais tranquilidade e conforto para o paciente, foi criado o Radiotour, uma visita guiada pela área de Radioterapia para conhecer o tratamento e esclarecer dúvidas. Por meio desta atividade, o paciente e os acompanhantes entendem como funciona o procedimento e têm a oportunidade de conhecer a equipe que irá atendê-lo. “Percebemos que essa é uma forma de aliviar a ansiedade do paciente antes do início do tratamento, tirar seus medos e atendê-lo com todo o acolhimento e empatia”, explica Katia Trigo, Supervisora da Radioterapia/Hemodinâmica do A.C.Camargo Cancer Center.

Assim que o paciente sai da consulta médica com a orientação de seguir com a radioterapia, ele e seus acompanhantes são convidados pela equipe de enfermagem a realizar o Radiotour. A visita tem início na sala de simulação/tomografia. Esse equipamento é utilizado para delimitar no corpo a área que receberá o tratamento. Após esse primeiro contato, o paciente é levado para a sala onde é realizada a radioterapia. Ali, ele tem a oportunidade de conhecer os equipamentos e ter conhecimento de como ficará posicionado durante a sessão. Se o paciente tiver um tumor de cabeça e pescoço ou de crânio, ele também terá a oportunidade de tocar e conhecer um modelo da máscara usada durante o procedimento.

Os profissionais da área também explicam sobre os benefícios da radioterapia: é um procedimento seguro, feito em equipamentos de altíssima tecnologia e os tratamentos são individualizados, planejados caso a caso com precisão absoluta. “Explicamos todo o processo. Nosso objetivo é desmistificar o tratamento, tirar as dúvidas, que são muitas, conversar, permitir que os pacientes se sintam confortáveis”, diz Katia.

O Radiotour é feito dias antes da primeira sessão. Assim, quando for hora do tratamento real, o paciente estará mais tranquilo porque já sabe o que vai acontecer. O retorno não poderia ser melhor: assim que conhecem o procedimento e se sentem ouvidos, os pacientes relaxam e encaram o tratamento com mais tranquilidade e confiança. Muito disso vem do carinho e acolhimento da equipe de enfermagem, com sua imensa habilidade para entender as reações de cada pessoa. “Hoje, por exemplo, foi a última sessão de um paciente que no início se recusava a fazer a radioterapia. Após convidá-lo para o Radiotour, ele aceitou a seguir com o tratamento”, emociona-se Katia.

Alguns casos marcaram a equipe e são motivo de orgulho de todos. Um deles é sobre um adolescente que estava muito inseguro em relação ao tratamento. Quando compreendeu que câmeras acompanhavam todo o procedimento e que ele jamais ficaria sozinho, conseguiu se tranquilizar.

Radioterapia

O serviço de Radioterapia do A.C.Camargo Cancer Center – detentor do nível máximo de Acreditação pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão das Nações Unidas (ONU) – atua de forma interdisciplinar e integrada com todos os outros serviços. É formado por médicos radioncologistas, físicos, dosimetristas e técnicos, além de contar com o apoio de outras equipes como a enfermagem e a nutrição.

Fonte: A.C.Camargo