Notícias das Associadas

Fundação Dorina Nowill para Cegos amplia projeto de inclusão digital para pessoas com deficiência visual

not 22 06 2022 1
O programa começou no início da pandemia de Covid-19. Foto: Divulgação

O projeto nomeado de “Hardware for good”, da Fundação Dorina Nowill para Cegos em parceria com o Google.org, braço filantrópico da empresa de tecnologia, será ampliado. Nesta nova etapa, cerca de 800 pessoas cegas ou com baixa visão serão beneficiadas com celular personalizado com ferramentas do Google, para ajudar a quebrar a barreira da comunicação.

O programa começou no início da pandemia de Covid-19 e possibilitou que 1000 atendidos pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, que é associada da APF (Associação Paulista de Fundações), continuassem seus atendimentos de forma remota, por meio do celular. Os atendimentos são psicológicos e de capacitação, que visam o alcance da autonomia e independência de pessoas cegas ou com baixa visão.

“Os atendimentos remotos foram de suma importância no resgate da autonomia dessas pessoas. Muitas já viviam reclusas por questões relacionadas à perda visual recente, gerando impacto na saúde mental de quem sofreu a perda e também do núcleo familiar. Mas, com a pandemia, esse impacto foi potencializado”, diz Kely Magalhães Pereira, gerente de Serviços de Apoio à Inclusão da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Até o momento, foram distribuídos 1000 kits para os atendidos, com celular e audiobook que orienta na configuração do aparelho e 40 celulares para a equipe de suporte da Fundação. No projeto também está contemplada a realização de oficinas de acessibilidade. 

Fonte: Fundação Dorina Nowill para Cegos