Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL - Sabará Hospital Infantil reinaugura brinquedoteca e reforça a importância do brincar como parte do tratamento terapêutico

not 09 08 2023 5

O ambiente recebeu investimentos de R$ 400 mil reais

Proporcionar um espaço no qual a criança possa brincar e ficar em contato com o mundo lúdico é fundamental para o tratamento pediátrico. O brincar é uma linguagem disponível para crianças de todas as idades e na internação hospitalar, uma maneira importante de expressar seus sentimentos.

Pensando no bem-estar dos pequenos pacientes que estão internados a brinquedoteca do Sabará foi totalmente reformada, proporcionando um ambiente ainda mais colorido, interativo e agradável para as crianças.

O novo projeto começou a ser desenhado em 2022 e recebeu investimentos em torno de R$ 400 mil reais. Na parte interna foi priorizada a iluminação natural, além de móveis totalmente reformulados. Na área externa, foram utilizados materiais modernos nos pisos e revestimentos chancelados pelo SCIH- Serviço de Controle da Infecção Hospitalar, de fácil limpeza e de acordo com os padrões de qualidade da Instituição. Um pergolado de plantas artificiais traz sombra e amplia o local para a convivência das famílias, evitando o desperdício de água.

“O projeto tinha o objetivo de ampliar a luminosidade e trazer mais conforto e acolhimento para pais e crianças. As formas geométricas e as cores do piso proporcionam a sensação de movimento, com elementos que tornam todo o espaço um grande playground”, destaca Liliane Fernandes Soares, Gerente de Operações.

A brinquedoteca conta ainda com três painéis sensoriais, que além de divertidos, permitem o toque da criança em diversas formas e texturas, aumentando e incentivando a percepção sensorial e estimulando a coordenação motora.

Localizada no 7º andar do Hospital, possui uma equipe de brinquedistas, formada em sua maioria por psicólogas e pedagogas, que sob a supervisão da Hospitalidade, acompanha e conduz as crianças durante as inúmeras atividades que são promovidas no local ao longo do ano.

Sobre o Sabará Hospital Infantil

O Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo, é referência no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos. É o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar acreditação pela Joint Comission International (JCI), um selo que assegura sua qualidade assistencial.

Fundado há mais de 60 anos, o Sabará Hospital Infantil opera segundo o modelo de hospitais infantis americanos, os Children’s Hospitals, baseado na expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas, que conta com uma equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

Com uma equipe médica e assistencial altamente capacitada e um parque tecnológico moderno e completo, a Instituição está preparada para a realização de partos, quando há necessidade de intervenção cirúrgica imediata ao nascimento, e transplantes renais.

Seu foco em pediatria permite que a Instituição não só conheça as mais diversas doenças infantis, como também garante a expertise no diagnóstico e tratamento de doenças simples às mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.

Para transformar a experiência da criança internada, conta com o Programa Child Life, composto por especialistas em desenvolvimento infantil. Por meio de atividades lúdicas, os profissionais se comunicam com a criança de acordo com seu desenvolvimento de linguagem e compreensão de mundo, facilitando, assim o seguimento do tratamento.

Fonte: Fundação José Luiz Egydio Setúbal